Modelagem da transferência de calor de ambientes subterrâneos no programa de simulação EnergyPlus

Autores/as

  • Bruna Cristina Resende Universidade Federal de Ouro Preto
  • Henor Artur de Souza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Adriano Pinto Gomes Instituto Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Desempenho térmico, EnergyPlus, Pré-processador Basement, Objeto Ground Domain, Simulação computacional, Cômodos subterrâneos.

Resumen

A temperatura do solo é um dos fatores mais influentes nas avaliações de desempenho térmico de ambientes subterrâneos e quase sempre é desconsiderada. Por isso, é necessário avaliar essa influência devido à interação do solo com a edificação, pois a transferência de calor através de paredes e pisos subterrâneos tem uma extensão significativa na carga térmica total de uma edificação. Este trabalho compara e avalia o impacto de diferentes alternativas de modelagem presentes no programa de simulação EnergyPlus por meio da análise das trocas de calor entre o solo, o piso e as paredes de um ambiente subterrâneo de uma edificação unifamiliar de São Paulo, Brasil, não condicionada artificialmente e não isolada termicamente. A comparação das alternativas de modelagem por meio da análise recomendada pela NBR 15575 indicou grande variação nos resultados de temperatura interna do ambiente subterrâneo da edificação. Quando comparado ao pré-processador Basement, os modelos do objeto GroundDomain apresentaram variação de temperatura interna do ambiente subterrâneo de até 6 ºC no verão e de 5,2 ºC no inverno. Tais resultados fornecem indicações da influência e da variabilidade que o uso das diferentes opções de modelagem do EnergyPlus podem gerar em uma análise de desempenho térmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

26.11.2018

Cómo citar

RESENDE, B. C.; SOUZA, H. A. de; GOMES, A. P. Modelagem da transferência de calor de ambientes subterrâneos no programa de simulação EnergyPlus. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 161–180, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/80674. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos