Efeito da matéria-prima e do adesivo na degradação térmica de painéis de partículas
Palavras-chave:
Análise termogravimétrica, madeira tropical, cana-de-açúcarResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a degradação térmica de painéis de partículas não convencionais, feitos com diferentes matérias-primas e adesivos, por meio de análise termogravimétrica. Foram testados painéis de bagaço de cana com ureia-formaldeído e de três madeiras tropicais com fenol-formaldeído. Amostras secas foram aquecidas de temperatura ambiente até 1000 °C, registrando perda de massa a cada 2 minutos. A degradação ocorreu em três etapas: secagem (50 °C-200 °C), pirólise ativa (200 °C-400 °C) e queima do carvão (400 °C-1000 °C). O tipo de biomassa e resina influenciou a degradação, exceto na temperatura de maior perda de massa. Painéis de bagaço de cana apresentaram menor estabilidade térmica, enquanto os de madeira tropical foram mais estáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621