Potencial de utilização da madeira de Pinus patula para molduras e painéis colados lateralmente
Palavras-chave:
Engineered wood products, Wood bonding quality, Finger joint, Edge gluing, wood adhesives, Pinus patulaResumo
A madeira e os produtos de madeira engenheirada podem ser utilizados na substituição de materiais não renováveis na construção civil e mobiliário, contribuindo para uma sociedade mais sustentável. Este estudo objetivou avaliar o potencial da madeira de Pinus patula para a produção de molduras e paineis colados lateralmente, bem como, maximizar as variáveis do processo produtivo gramatura de adesivo e pressão, de forma a gerar um produto com qualidade adequada ao menor custo. Foram realizadas colagens finger joint e lateral. A colagem finger joint foi efetuada industrialmente com adesivo PVA. A colagem lateral foi realizada em escala laboratorial e compreendeu 18 condições experimentais, sendo 16 com Pinus patula e 2 com Pinus taeda (testemunha). As variáveis estudadas foram o tipo de adesivo (PVA e EPI), gramaturas (160, 180, 200 e 220 g.m-2), e pressão (7 e 10 kgf.cm-2). A qualidade de colagem finger joint foi avaliada segundo ensaios de flexão e tração (ASTM, 2019) e a colagem lateral por meio da resistência ao cisalhamento (ES, 2009). Os resultados demonstraram que o Pinus patula possui potencial para a produção de molduras e paineis colados lateralmente e as variáveis de processo podem ser maximizadas se utilizado o adesivo EPI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621