Estudo experimental sobre a influência teórica de módulos fotovoltaicos aplicados em fachadas em Curitiba, PR
Palavras-chave:
BIPV; BIPV/T; módulo fotovoltaicos; sistemas fotovoltaicos integrados às edificações.Resumo
A matriz energética brasileira, majoritariamente renovável devido à abundância de recursos hídricos, busca diversificação em resposta às demandas crescentes e às considerações ambientais, sociais, econômicas e tecnológicas. A energia solar fotovoltaica surge como alternativa limpa e de disponibilidade ilimitada. A tendência global de integrar múltiplas funções aos módulos fotovoltaicos, conhecida como BIPV (Building Integrated Photovoltaics) ganha destaque, especialmente quando combinada com trocas térmicas, formando o BIPV/T. Neste artigo, com o objetivo de avaliar as interferências térmicas de módulos fotovoltaicos em fachadas, é realizado um experimento com a utilização de uma célula-controle e uma célula-teste. O experimento inclui análises comparativas das temperaturas do ar entre protótipos com e sem módulos fotovoltaicos de silício policristalino aplicados na face norte, nos períodos de verão e inverno. Concluiu-se que nas condições do experimento, sem aberturas que permitam a circulação do ar entre a retaguarda do módulo fotovoltaico e o interior da célula-teste, a aplicação do módulo fotovoltaico pode minimizar o aquecimento imediato durante o verão. No inverno, apesar de potencial para aquecimento, a falta da circulação mencionada e a baixa inércia da parede de alvenaria convencional não permitiram o aproveitamento desse potencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621