Performance of Portland clinker produced through the incorporation of asbestos cement wast (ACW)

Autores

Palavras-chave:

Portland cement, asbestos cement waste, Portland clinker, Paste hydration

Resumo

O processo de produção do cimento Portland é responsável por elevados impactos ambientais. Neste estudo, foi avaliada a incorporação de diferentes proporções de RCA (aproximadamente 24%, 49%, 74% e 86% em massa, correspondendo a níveis de 0,43%, 0,85%, 1,27% e 1,69% de SO3, respectivamente) em substituição à mistura de calcário e argila em blendas de clínquer Portland. Os efeitos dessa incorporação no processo de clinquerização foram analisados em diferentes temperaturas (1300°C a 1450°C). As fases formadas nos clínqueres produzidos foram identificadas por meio de difração de raios X (DRX), seguido pela produção dos cimentos, que foram posteriormente caracterizados fisicamente. A hidratação das pastas foi monitorada por DRX. Além disso, o desempenho mecânico das pastas confeccionadas com os cimentos produzidos também foi avaliado. A partir dos resultados obtidos, foi observado que o RCA atua como mineralizante em temperaturas mais baixas de clinquerização (1350°C), resultando no aumento do teor de alita (C3S) nos clínqueres. Como consequência, os cimentos produzidos com RCA apresentaram um aumento na quantidade de fases hidratadas e resistências mecânicas superiores em idades precoces quando comparados ao cimento sem adição de RCA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Assunção Santos, UFBA

Engenheiro Ambiental, Mestre em Engenharia Ambiental e Urbana (2017), Doutor em Energia e Ambiente (2021), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou pesquisa científica no Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa/UFBA) tendo como foco o reuso de resíduos sólidos (industriais e agroindustriais) na construção civil. Além disso, realiza pesquisas com clínquer e cimento Portland, hidratação e reologia de matrizes cimentícias e nanotubo de carbono. Atua também como revisor da revista Ambiente Construído. Possui experiência na área ambiental, em específico, no gerenciamento e reuso de resíduos sólidos. Autor do livro "Princípios da Ciência dos Materiais Cimentícios: Produção, Aplicações e Avanços Tecnológicos" (Appris, 2021). Atualmente está como professor Visitante da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Marcelo Strozi Cilla, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999), MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Dottorato in Ingegneria Industriale (curricolo in Ingegneria Chimica, dei Materiali e Meccanica) pela Università degli Studi di Padova/Italia (2015) com trabalho de tese na área de estruturas geopoliméricas porosas em parceria com o grupo de pesquisa em cerâmicas porosas da Università degli Studi di Padova (Itália) sob coordenação do professor Ing. Paolo Colombo (UNIPD/Itália) como bolsista FAPESP. Realizou pós-doutorado (2015-2016) como bolsista CAPES-PNPD na Universidade Federal de Campina Grande trabalhando com fiação de nanofibras cerâmicas por Solution Blow Spinning (SBS) e processos de freeze casting em cerâmicas porosas. Atualmente é professor Adjunto C do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) - conceito CAPES 5 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de pesquisador do GEDMA - Grupo de Estudos em Durabilidade dos Materiais (UFBA) com projetos de pesquisa no desenvolvimento de ligantes cimentícios álcali ativados e impressão 3D .

Daniel Véras Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2004), mestrado em Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu, ainda, estágio de pós-graduação na Universidade de Aveiro, no Instituto Superior Técnico de Viana do Castelo e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), ambos em Portugal. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Teses Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (2011), promovido pela Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos (SAE). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal da Bahia, Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPEC/UFBA). É Diretor Regional da ALCONPAT Brasil e do IBRACON. O pesquisador coordena o Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa) e o Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), sendo ainda assessor ad hoc do CNPq, CAPES, CONCYTEC (Peru), EMBRAPII e da FACEPE para a área de Engenharias I, revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais, foi Editor-Chefe da Revista Ambiente Construído entre 2019 e 2022 e coordenador do Comitê Técnico IBRACON/ALCONPAT CT-702: Procedimentos para Ensaios de Avaliação da Durabilidade das Estruturas de Concreto. Atua no desenvolvimento de materiais para a Engenharia Civil, com ênfase em concretos e argamassas, com foco no desenvolvimento em novos materiais, reutilização de resíduos industriais, reologia de matrizes cimentíceas e análise da durabilidade de materiais e componentes. Autor dos livros "Resíduos Sólidos: Problema ou Oportunidade?" (Interciência, 2009), "Corrosão e Degradação em Estruturas de Concreto: Teoria, Controle e Técnicas de Análise e Intervenção" (Elsevier, 2013, 2018), "Práticas Recomendadas IBRACON para ensaios em durabilidade do concreto" (IBRACON, 2021) e "Princípios da Ciência dos Materiais Cimentícios: Produção, Aplicações e Avanços Tecnológicos" (Appris, 2021). 

Publicado

26.02.2025

Como Citar

SANTOS, Tiago Assunção; CILLA, Marcelo Strozi; RIBEIRO, Daniel Véras. Performance of Portland clinker produced through the incorporation of asbestos cement wast (ACW). Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/139065. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Edição especial: os melhores artigos do ENARC 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.