Performance of Portland clinker produced through the incorporation of asbestos cement wast (ACW)
Palavras-chave:
Portland cement, asbestos cement waste, Portland clinker, Paste hydrationResumo
O processo de produção do cimento Portland é responsável por elevados impactos ambientais. Neste estudo, foi avaliada a incorporação de diferentes proporções de RCA (aproximadamente 24%, 49%, 74% e 86% em massa, correspondendo a níveis de 0,43%, 0,85%, 1,27% e 1,69% de SO3, respectivamente) em substituição à mistura de calcário e argila em blendas de clínquer Portland. Os efeitos dessa incorporação no processo de clinquerização foram analisados em diferentes temperaturas (1300°C a 1450°C). As fases formadas nos clínqueres produzidos foram identificadas por meio de difração de raios X (DRX), seguido pela produção dos cimentos, que foram posteriormente caracterizados fisicamente. A hidratação das pastas foi monitorada por DRX. Além disso, o desempenho mecânico das pastas confeccionadas com os cimentos produzidos também foi avaliado. A partir dos resultados obtidos, foi observado que o RCA atua como mineralizante em temperaturas mais baixas de clinquerização (1350°C), resultando no aumento do teor de alita (C3S) nos clínqueres. Como consequência, os cimentos produzidos com RCA apresentaram um aumento na quantidade de fases hidratadas e resistências mecânicas superiores em idades precoces quando comparados ao cimento sem adição de RCA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621