Eficácia da ferramenta de progressão de arquivos climáticos CCWorldWeatherGen
Palavras-chave:
Análise de dados meteorológicos, Aquecimento global, Mudanças climáticas, Projeto de edificações resilientes, Simulação de edificaçõesResumo
O objetivo deste artigo foi analisar a eficácia da ferramenta CCWorldWeatherGen, considerando as mudanças climáticas na cidade de São Paulo. Para tanto, as variáveis temperatura do ar (bulbo seco), umidade relativa do ar, radiação solar global, e velocidade do vento do arquivo climático de referência, de 1954, e do arquivo climático gerado pelo CCWorldWeatherGen para 2020 (representa 2011 a 2040), foram comparadas com observações da Estação Meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, obtidas entre 2011 e 2023. A acurácia das variáveis dos arquivos climáticos foi avaliada por meio de cinco indicadores de erro. Os resultados da raiz do erro quadrático médio relativo (RRMSE) anual para a temperatura de bulbo seco do ar, umidade relativa do ar, radiação solar horizontal global, e velocidade do vento foram 17,04% (bom), 17,95% (bom), 31,57% (ruim) e 224,44% (ruim), respectivamente. A ferramenta CCWorldWeatherGen é adequada, especialmente por sua praticidade, para gerar futuros arquivos climáticos com informações completas. Mas seu uso demanda cautela porque as progressões dependem da consistência dos dados do arquivo climático utilizado como base.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621