Analysis of the incorporation of ferronickel slag for the production of composite Portland cements
Palavras-chave:
Escória de ferroníquel, material cimentício suplementar, cimento, Building materials, cimento Portland requisitosResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização da escória de ferroníquel (FNS) como material cimentício complementar na produção de cimentos Portland. Os cimentos foram produzidos contendo clínquer, gesso e FNS nos teores de 10%, 20% e 30% de substituição em massa, com uma amostra de referência contendo 20% de fíler calcário. Os materiais foram moídos e caracterizados por meio dos testes de granulometria a laser, massa específica, área superficial específica Blaine, finura, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e fluorescência de raios X (FRX). O teor de gesso nos cimentos foi determinado por calorimetria de condução isotérmica. Para analisar as propriedades dos cimentos produzidos, denominados FNS-10, FNS-20, FNS-30, LF-20, foi realizada a caracterização física, química e mecânica e ensaio R3 (C189:2020). Os resultados dos ensaios nos cimentos foram comparados com os requisitos da NBR 16697 (2018) “Cimento Portland – Requisitos”. De forma geral, constatou-se que os cimentos compostos por FNS, nos três níveis de incorporação, apresentaram valores dentro dos requisitos da norma, possibilitando a utilização do material na produção dos cimentos Portland.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621