Otimização do desempenho de tintas imobiliárias usando resíduos de granito e mármore
Palavras-chave:
granite waste, marble waste, building paint, industrial residueResumo
A produção de tintas utilizando resíduos de beneficiamento de granito e mármore é uma nova alternativa para contribuir com o desenvolvimento sustentável na construção civil. Entretanto, a carência de estudos sobre a composição e o desempenho dessas tintas inviabiliza a disseminação desse novo material de construção. Logo, este estudo tem como objetivo investigar a composição dessas tintas utilizando ferramentas estatísticas para obter produtos com desempenho compatível com regulamentações técnicas e tintas comerciais. As formulações de tintas foram definidas através de um planejamento de misturas quaternárias. O teor de sólidos, pH, viscosidade, poder de cobertura e resistência à abrasão foram determinados para todas as amostras. As tintas produzidas com resíduos de granito apresentaram melhor poder de cobertura e resistência à abrasão, pois o resíduo de granito apresenta granulometria mais fina, além de ser predominantemente composto por sílica. Por fim, as tintas produzidas neste estudo e as tintas comerciais apresentaram comportamento semelhante, o que corrobora com o aproveitamento do resíduo do processamento de rochas ornamentais na produção de tintas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621