Os impactos do conforto visual em UTIs oncológicas pediátricas
Palavras-chave:
Avaliação Pós-Ocupação, Conforto Visual, UTI, Pediatria Oncológica, JanelasResumo
O desconforto do paciente em UTIs hospitalares quanto à infraestrutura e ausência de luz natural e luz artificial complementar, bem como as cores presentes nestes ambientes são importantes preocupações de humanização que afetam diretamente o bem-estar físico e emocional dos pacientes, cuidadores e equipe multidisciplinar, principalmente nas UTIs pediátricas oncológicas que são ambientes estressantes. Este trabalho buscou responder questões relevantes sobre conforto visual em ambiente hospitalar e traços de estresse em cuidadores e equipe multidisciplinar em uma UTI oncológica pediátrica. Para tanto, foram aplicados o Questionário de Conforto Visual e o Inventário de Stress Lipp para obter o feedback dos participantes de um [hospital] no Brasil. Os resultados mostraram que tanto os cuidadores como os funcionários apontaram a necessidade de mais janelas no ambiente, abordando a importância da luz natural para o bem-estar físico e emocional. Assim, parte significativa dos funcionários e acompanhantes nivelam o estresse com o cotidiano na UTI, fato que ocorreu principalmente nas fases intermediária (resistência) ou final (exaustão) segundo a escala de Lipp. Esses resultados também mostraram a importância de uma abordagem mais ampla da humanização hospitalar, além da avaliação das certificações ambientais, onde os sujeitos são quem cuida e recebe cuidados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621