Simulação computacional integrada para a consideração da luz natural na avaliação do desempenho energético de edificações

Authors

  • Evelise Leite Didoné UFSC
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira

Keywords:

Eficiência energética, Iluminação natural, Simulação computacional

Abstract

A luz natural é uma importante estratégia para redução do consumo de energia em edificações. Para sua previsão, recomenda-se a utilização de programas de simulação que empregam arquivos climáticos e processam as simulações com o conceito do Daylight Coefficients. O EnergyPlus, programa para simulação termoenergética, é uma dessas ferramentas. Porém, este software possui limitações no módulo de iluminação natural que superestimam a luz natural em ambientes internos. Para contornar essas limitações, o presente trabalho propõe uma metodologia para avaliação da eficiência energética, considerando o aproveitamento da luz natural, através da utilização de dois programas. A metodologia consiste na avaliação do desempenho luminoso e energético através de simulação com os programas Daysim e EnergyPlus. O Daysim produz um relatório que descreve o controle da iluminação artificial que é utilizado na simulação energética do EnergyPlus, que calcula o consumo energético final dos ambientes analisados. Os resultados indicam que a metodologia proposta mostrou-se adequada para suprir as limitações do EnergyPlus e para a avaliação da eficiência energética em edificações, considerando o aproveitamento da luz natural. Este trabalho mostra um caminho alternativo e confiável para a consideração do aproveitamento da iluminação natural na avaliação da eficiência energética de edificações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Evelise Leite Didoné, UFSC

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Conforto Ambiental - LabCon

Área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética em Edificações

Published

2010-08-01

How to Cite

DIDONÉ, E. L.; PEREIRA, F. O. R. Simulação computacional integrada para a consideração da luz natural na avaliação do desempenho energético de edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 139–154, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12108. Acesso em: 26 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

> >>