Interstícios Semióticos; o possível como um modo de ser: ferramentas para pesquisa em arte.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.97214Palavras-chave:
Arte. Epistemologia. Semiótica.Resumo
A prática da arte no contexto acadêmico e universitário requer a articulação de uma metodologia de pesquisa que possa dar conta de todos os aspectos do imaginário criativo. A partir de uma postura crítica sobre o modelo fundador de nossa epistemologia ocidental, este texto explora a ideia de que apenas a superação da dualidade razão / sensibilidade, em termos conceituais, permite a identificação de novos caminhos para a pesquisa em arte. E termina considerando a "semiose" de Charles Sanders Peirce como a matriz ideal para a abordagem cognitiva da criação artística.
Abstract
The practice of art in the context of universities and academia requires the structuring of a research methodology that can encompass all aspects of imaginative creation. Starting with a critical position on the foundational model of our western epistemology, this text explores the idea that only overcoming the reason/sensibility duality in conceptual terms can we identify new avenues for research in art. It ends by considering Charles S. Peirce’s semiosis as an ideal matrix for a cognitive approach to artistic creation.
Downloads
Referências
BARRENA, Sara. La Creatividad en Charles S. Peirce, in Revista Anthropos, nº 212. Anthropos editorial. Barcelona, 2006.
BARRENA, Sara. La Razón Creativa. Ediciones Rialp. Madrid, 2007.
CAUQUELIN, Anne. Las Teorías del Arte. Adriana Hidalgo Editora. Buenos Aires, 2012.
DELEUZE, Gilles. Dos Regímenes de loco. Pretexto. España, 2008.
FOUCAULT, Michel. La arqueología del saber. Siglo XXI. Buenos Aires, 2002.
MARCHAN FÍZ, Simón. Del arte objetual al arte del concepto. Akal. Madrid, 2001.
McNABB, Darin. Hombre, signo y cosmos. La filosofía de Charles S. Peirce. Fondo de Cultura Económica. México, 2018.
MURDOCH, Iris. El fuego y el sol. Siruela. Madrid, 2016.
OLIVERAS, Elena. Estética. Emecé. Buenos Aires, 2007.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Martin Fontes. São Paulo, 1984.
PARRET, Herman. Semiótica y pragmática. Edicial S. A. Buenos Aires, 1983.
PEIRCE, Charles. S. Collected Papers (CP) Edited by Hartshorne, Weiss and Burks. The Belknap Press of Harvard University Press. Cambridge, 1931/1965.
PEIRCE, Charles. S. Semiótica. Editora Perspectiva. São Paulo, 2000.
PEIRCE, Charles. S. Obra filosófica reunida. (OFR) Tomo I y II. Fondo de Cultura Económica. México, 2012.
RORTY, Richard. La filosofía y el espejo de la naturaleza. Cátedra. Madrid, 2010.
SANTAELLA, Lucia. 2004. O método anticartesiano de C. S. Peirce. Editora Unesp. São Paulo.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística General. Alianza editorial. Madrid, 1994.
TATARKIEWICZ, Wladislaw. Historia de seis ideas. Tecnos. Madrid, 1997.
VATTIMO, Gianni. La sociedad transparente. Paidós. Barcelona, 2001.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.