Irmgard Burchard: marchand reconhecida, artista esquecida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.118452

Palavras-chave:

Antifascismo na arte. Mulheres artistas. Exilio. Trauma. Arte naif.

Resumo

Neste trabalho analiso a conturbada trajetória de Irmgard Micaela Burchard (1908-1964), marchand suíça e, mais tarde, pintora, que reúne alguns dos principais percalços que mulheres artistas enfrentaram para consolidar suas carreiras ao longo do século XX, além do trauma do exílio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Kern, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do PPGAV e do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Junto ao PPGAV conduz a pesquisa Hanna Levy: sua teoria, seus antecessores. Líder do grupo de pesquisa CNPq Arte e Historiografia, é autora de Tradição em paralaxe: a novíssima arte contemporânea sul-brasileira e as “velhas tecnologias” (EdJuc, 2012), entre outras obras.

Referências

BENTO, Antonio. Pintura: Irmgard Burchard. Diário Carioca, Rio de Janeiro, Quinta-feira, 2 agosto 1945, p. 7.

“Exposição de Arte Aplicada, de Irmgard Burchard”. A Manhã, Rio de Janeiro, quarta-feira, 29 de novembro de 1944, p. 9.

Exposição de Arte Condenada pelo III Reich. A Manhã, Rio de Janeiro, p. 3 e 7, quarta-feira, 18 abr. 1945.

Exposição coletiva de pintores modernos: sua inauguração hoje, na Galeria Askanasy. A Manhã, Rio de Janeiro, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1945, p. 5.

Exposição de pintura de Irmgard Burchard, A Manhã, Rio de Janeiro, Domingo, 29 jul 1945, p. 5.

Exposição de pintura de Irmgard Burchard. A Manhã, Rio de Janeiro, domingo, 5 de agosto de 1945, p. 1.

Exposição Irmgard Burchard, Diário Carioca, Rio de Janeiro, Sábado, 1 set 1945, p. 7.

Exposition Micaela Burchard. Journal suisse d'Égypte Proche et du Orient, n. 14, vingt-sixième anné, Mercredi, 2 avril 1952, p. 3.

FROWEIN, Cordula. The Exhibition of 20th Century German Art in London 1938 – eine Antwort auf die Ausstellung “Entartete Kunst” in München 1937. In; Exilforschung. Ein internationales Jarbuch 2 (1984), p. 212-237.

HEFTRIG, Ruth. Narrowed Modernism: On the Reabilitation of “Degenerate Art” in Postwar Germany. In: PETERS, Olaf (ed.). Degenerate Art: The Attack on Modern Art in Nazy Germany, 1937. New York: Prestel; Neue Galerie, 2014. P.

HOLZ, Keith. Modern German Art for Thirties. Paris, Prague and London. Resistance and Acquiescence in a Democratic Public Sphere. Ann Arbor, 2004.

HOLZ, Keith. "not my most beautiful but my best paintings": Oskar Kokoschka's list for London. In: ROTERMUND-REYNARD, Ines (ed.). Echoes of Exile: Moscou, Archives and the Arts in Paris 1933-1945. Berlim: De Gruyter, 2015.

I.M. Burchard expose aux Amitiés Françaises d’Alexandrie. Journal suisse d'Égypte Proche et du Orient, n. 18, vingt-sixième anné, Mercredi, 30 avril 1952, p. 1.

MIGUEIS, Armando. Eles foram expulsos da Alemanha... (II) Revista da Semana, Rio de Janeiro, p. 55, 17 março 1945.

Nous avons reçu. Journal et Feuille d’Avis du Valais et de Sion, 52e Année, n. 157, vendredi, 14 octobre 1955, p. 2.

II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Catálogo geral. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1953.

WATLING, Lucy. The Irmgard Burchard Tableaux. An Anti-Nazi Dealership in 1930s Switzerland. In: Eva Blimlinger, Monika Mayer (eds.), Kunst sammeln, Kunst Handeln.

Beiträge des Internationalen Symposiums in Wien, Wien 2012 (Schriftenreihe der Komission für Provenienzforschunf 3), p. 233-242.

WEIKOP, Christian. A Summary of Expressionist Exhibitions held in the UK prior to the ‘Mid–European Art’ Exhibition of 1944 The Leicester New Walk Museu.

http://www.germanexpressionismleicester.org/media/165694/Report-4-UK-audience-role.pdf

WEIKOP, Christian (ed.). New Perspectives on Brücke Expressionism: Bridgin History. London: Ashgate Publishing, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Kern, D. (2021). Irmgard Burchard: marchand reconhecida, artista esquecida. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.118452

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Trauma