Irmgard Burchard: marchand reconhecida, artista esquecida
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.118452Palavras-chave:
Antifascismo na arte. Mulheres artistas. Exilio. Trauma. Arte naif.Resumo
Neste trabalho analiso a conturbada trajetória de Irmgard Micaela Burchard (1908-1964), marchand suíça e, mais tarde, pintora, que reúne alguns dos principais percalços que mulheres artistas enfrentaram para consolidar suas carreiras ao longo do século XX, além do trauma do exílio.
Downloads
Referências
BENTO, Antonio. Pintura: Irmgard Burchard. Diário Carioca, Rio de Janeiro, Quinta-feira, 2 agosto 1945, p. 7.
“Exposição de Arte Aplicada, de Irmgard Burchard”. A Manhã, Rio de Janeiro, quarta-feira, 29 de novembro de 1944, p. 9.
Exposição de Arte Condenada pelo III Reich. A Manhã, Rio de Janeiro, p. 3 e 7, quarta-feira, 18 abr. 1945.
Exposição coletiva de pintores modernos: sua inauguração hoje, na Galeria Askanasy. A Manhã, Rio de Janeiro, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1945, p. 5.
Exposição de pintura de Irmgard Burchard, A Manhã, Rio de Janeiro, Domingo, 29 jul 1945, p. 5.
Exposição de pintura de Irmgard Burchard. A Manhã, Rio de Janeiro, domingo, 5 de agosto de 1945, p. 1.
Exposição Irmgard Burchard, Diário Carioca, Rio de Janeiro, Sábado, 1 set 1945, p. 7.
Exposition Micaela Burchard. Journal suisse d'Égypte Proche et du Orient, n. 14, vingt-sixième anné, Mercredi, 2 avril 1952, p. 3.
FROWEIN, Cordula. The Exhibition of 20th Century German Art in London 1938 – eine Antwort auf die Ausstellung “Entartete Kunst” in München 1937. In; Exilforschung. Ein internationales Jarbuch 2 (1984), p. 212-237.
HEFTRIG, Ruth. Narrowed Modernism: On the Reabilitation of “Degenerate Art” in Postwar Germany. In: PETERS, Olaf (ed.). Degenerate Art: The Attack on Modern Art in Nazy Germany, 1937. New York: Prestel; Neue Galerie, 2014. P.
HOLZ, Keith. Modern German Art for Thirties. Paris, Prague and London. Resistance and Acquiescence in a Democratic Public Sphere. Ann Arbor, 2004.
HOLZ, Keith. "not my most beautiful but my best paintings": Oskar Kokoschka's list for London. In: ROTERMUND-REYNARD, Ines (ed.). Echoes of Exile: Moscou, Archives and the Arts in Paris 1933-1945. Berlim: De Gruyter, 2015.
I.M. Burchard expose aux Amitiés Françaises d’Alexandrie. Journal suisse d'Égypte Proche et du Orient, n. 18, vingt-sixième anné, Mercredi, 30 avril 1952, p. 1.
MIGUEIS, Armando. Eles foram expulsos da Alemanha... (II) Revista da Semana, Rio de Janeiro, p. 55, 17 março 1945.
Nous avons reçu. Journal et Feuille d’Avis du Valais et de Sion, 52e Année, n. 157, vendredi, 14 octobre 1955, p. 2.
II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Catálogo geral. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1953.
WATLING, Lucy. The Irmgard Burchard Tableaux. An Anti-Nazi Dealership in 1930s Switzerland. In: Eva Blimlinger, Monika Mayer (eds.), Kunst sammeln, Kunst Handeln.
Beiträge des Internationalen Symposiums in Wien, Wien 2012 (Schriftenreihe der Komission für Provenienzforschunf 3), p. 233-242.
WEIKOP, Christian. A Summary of Expressionist Exhibitions held in the UK prior to the ‘Mid–European Art’ Exhibition of 1944 The Leicester New Walk Museu.
http://www.germanexpressionismleicester.org/media/165694/Report-4-UK-audience-role.pdf
WEIKOP, Christian (ed.). New Perspectives on Brücke Expressionism: Bridgin History. London: Ashgate Publishing, 2011.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.