A natureza como criação: quando a cidade navegou
DOI :
https://doi.org/10.22456/2179-8001.141917Mots-clés :
Emergência Climática, Ruína, Sublime, Fotografia, ImagemRésumé
Este artigo faz uma reflexão a partir de um conjunto de fotografias como testemunho histórico em respeito à emergência climática. Toma três eixos conceituais: a imagem como testemunho em Didi-Huberman articulado ao sentido de sublime em Kant; o habitar a Terra em Latour e o de intrusão de Gaia em Stengers; a noção de ruína em Simmel. Essa tragédia climática explicita a relação desigual do território, a negligência do governo local e o negacionismo climático, reflexo direto das políticas neoliberais.
Téléchargements
Références
BERLEANT, Arnold. A estética da arte e a natureza, in: SERRÃO, A. (Org.), Filosofia da paisagem: uma antologia. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011. p. 282-298.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura – (Obras escolhidas v. 1). São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
CANTINHO, Maria João. O voo suspenso do tempo: estudo sobre o conceito de imagem dialéctica em Walter Benjamin. In: MARTINS, M. et al. (Org.) Imagem e pensamento. Lisboa: Grácio Editora, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. In: Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte, v.2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012. Disponível em:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.
FORTUNA, Carlos. Simmel, a ruína. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2017.
LATOUR, Bruno. Habitar la tierra. Conversaciones com Nicolas Truong. Barcelona: ATMARCADIA, 2023.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. [tradução das teses: Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller]. São Paulo: Boitempo, 2005.
MÃE, Valter Hugo. Deus na escuridão. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2024.
SERRÃO, Adriana. Natura Formatrix: Ruína arquitectónica e paisagem em Georg Simmel. PIXO Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade; v. 8 n. 29 (2024): Paisagens Pós-Antropoceno (outono).
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
SOUZA, Jessé e OELZE, Berthold (Orgs.). Simmel e a modernidade. Brasília: Editora UnB, 2005.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Tous droits réservés Paulo Edison Belo Reyes, Lucas Boeira Bittencourt 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.