Algumas considerações sobre a fotografia: olhar, imagem, máquina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.86721

Palabras clave:

Fotografia. Tecnologia. Imagem. Arte. Photography. Technology. Image. Art.

Resumen

A proposta desse artigo é refletir sobre algumas problemáticas relacionadas à imagem fotográfica por meio de três movimentos que, por sua vez estruturam o texto: uma discussão sobre a fotografia a partir da questão do olhar mobilizada por transformações no estatuto do observador (CRARY, 2012), a sua caracterização como artefato tecnológico e a dimensão do sensível que permeia sua existência. Com isso, vou destacar as relações entre aspectos da ordem da percepção, práticas de imagem e regimes discursivos.

Abstract:

The purpose of this article is to reflect on some problems related to the photographic image through three movements that in turn structure the text: a discussion about photography from the question of the look mobilized by transformations in the observer status (CRARY, 2012), its characterization as a technological artifact and the question of the sensitive which permeates its existence. With this, I will highlight the relations between aspects of the order of perception, image practices and discursive regimes.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rubens Venâncio, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Fotógrafo, formado em Ciências sociais, mestre em Sociologia, doutor em Artes e professor do curso de Artes Visuais na Universidade Regional do Cariri (URCA). Trabalha no desenvolvimento de ensaios autorais; organiza exposições, eventos e ações de formação. Experiência na área de fotografia, teoria da imagem na arte, processos fotográficos antigos, antropologia – com ênfase em memória, arquivos na arte, ruína, poéticas do esquecimento.

Citas

AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo, CosacNaify, 2004.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. Vilém Flusser e a Terceira Catástrofe do Homem ou as Dores do Espaço, a Fotografia e o Vento. Flusser Studies, n. 3, 2003. Disponível em: < http://www.flusserstudies.net/archive/flusser-studies-03-november-2006>. Acesso em 30 de maio. 2015.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação. In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

DE PAULA, Silas; OLIVEIRA, Érico; LOPES, Leila. Imagens que pensam, gestos que libertam: apontamentos sobre ética e política na fotografia. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVSKY, Maurício. Visualidades hoje. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2003.

ENTLER, Ronaldo. Sentimentos em torno da fotografia contemporânea. (2011). Disponível em: <http://iconica.com.br/site/sentimentos-em-torno-da-fotografia-contemporanea>. Acessado em: 28 de jan.15.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FLUSSER, Villém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Annablume, 2011.

FLUSSER, Villém. O universo das imagens técnicas: elogio à superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

GUATTARI, Félix. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MACHADO, Arlindo. Repensando Flusser e as imagens técnicas. In: ARTE EN LA ERA ELETRÓNICA – PERSPECTIVAS DE UNA NUEVA ESTÉTICA, 1997, Barcelona: Goethe-Institut Barcelona e Diputació de Barcelona, 1997.

PARENTE, André. Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

PICADO, Benjamim. Os regimes do acontecimento na imagem fotográfica: do “estilo documentário” à “imersão testemunhal”, no fotojornalismo e na fotografia documental. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVSKY, Maurício. Visualidades hoje. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

PICADO, Benjamim. Sobre/pelo/contra o dispositivo: revisitando a arché da fotografia. Matrizes. São Paulo: ECA/PPGCOM/USP, v. 4, n. 2. jan./jun., p. 165-181. 2011.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.

VIRÍLIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio Editor, 2002.

Archivos adicionales

Publicado

2019-05-19

Cómo citar

Venâncio, R. (2019). Algumas considerações sobre a fotografia: olhar, imagem, máquina. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.86721

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.