FALLON FOX: UM CORPO QUEER NO OCTÓGONO

Autores

  • Carla Lisboa Grespan Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/ Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo - GRECCO
  • Silvana Vilodre Goellner Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Profª. do PPGCMH/ESEF/UFRGS/

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46216

Palavras-chave:

Artes Marciais. Pessoas transgênero. Atletas.

Resumo

Fundamentado nos estudos de gênero e na teorização queer, este texto analisa a inserção de Fallon Fox como atleta profissional do Mixed Martial Arts, mais especificamente, a luta contra Allanna Jones nas semifinais do Championship Fighting Alliance. Para tanto, analisa 510 comentários postados em três artefatos culturais específicos de lutas, buscando apreender os discursos que seus usuários produziram sobre a participação de uma atleta transgênero. Da análise dos dados empíricos, foi possível identificar que os argumentos utilizados para justificar o caráter impróprio da disputa estavam assentados em duas perspectivas: a utilização de discursos jurídicos e médicos para atestar a vantagem de Fallon Fox sobre sua oponente e a transfobia, entendida como a aversão ou repulsa a pessoas trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Lisboa Grespan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/ Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo - GRECCO

Mestranda do Programa de Pó-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e graduação em Licenciatura Plena em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora de Ensino Médio - Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo - GRECCO/ESEF/UFRGS . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e na área de Humanas, ênfase em História. Linha de pesquisa nas temáticas corpo, relações de gênero e sexualidades.

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Profª. do PPGCMH/ESEF/UFRGS/

Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporte da Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e pós-graduação do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) no período 2006-2008. Coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo. Compõe a coordenadoria do Núcleo da Rede CEDES na UFRGS. Ex-Editora da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ((2005-2007) e da Revista Movimento. Membro do IASI (International Association of Sport Documentation). Coordenadora do Grupo Temático Gênero e Ciências do Esporte, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Simpósito Temático "Gênero e Praticas corporais e esportivas" do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Tem experiência na área de educação física, com ênfase em história e gênero atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, história do corpo e da educação física e esportes, documentação e informação e memória.

Publicado

2014-06-14

Como Citar

GRESPAN, C. L.; GOELLNER, S. V. FALLON FOX: UM CORPO QUEER NO OCTÓGONO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1265–1282, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.46216. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46216. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais