Verdades lógico-matemáticas no limite do esvaziamento (do) estético
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.5365Palavras-chave:
desconstrução, diferença, intuição, verdade, teoremas limitativosResumo
A discussão aqui proposta parte de uma crítica feita por Howard Delong, ainda na década de 70, ao existencialismo, filosofia que há muito saiu de moda. O resgate dessa crítica revela-se, no entanto, pertinente para o momento presente, porque posições filosóficas importantes e em voga na atualidade correm o risco de esvaziamento similar. Considerações epistemológicas mais gerais avançadas por Delong e outros autores com base em resultados obtidos nos âmbitos mais restritos da lógica, da matemática e da teoria da computação permanecem um antídoto válido contra tal esvaziamento. Tais considerações permitem um ultrapassar da trivialidade de posições meramente céticas e historicistas, evitando o puro e simples abandono de noções mais substanciais como verdade ou intuição. Conclui-se com a defesa de que um resgate dessas últimas noções faz-se necessário inclusive no âmbito de áreas não estritamente científicas, como a crítica literária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-16
Como Citar
ZIR, A. Verdades lógico-matemáticas no limite do esvaziamento (do) estético. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.5365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5365. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2008-08-11
Aceito 2008-09-25
Publicado 2007-12-16
Aceito 2008-09-25
Publicado 2007-12-16