Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.4935Resumo
Este trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-12-16
Como Citar
MITCHELL, L. H. R. G.; FUKS, H.; DE LUCENA, C. J. P. Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1982-1654.4935. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2008-06-23
Aceito 2008-06-23
Publicado 2004-12-16
Aceito 2008-06-23
Publicado 2004-12-16