Subjetivações à flor da pele
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12364Palabras clave:
Subjetividade. Síndrome da fadiga crônica. Clínica. Tempo. Memória.Resumen
Trata de pesquisa voltada para o estudo dos modos de vida contemporâneos, onde o cansaço se destaca como uma manifestação que vem se ampliando, chegando a se constituir como uma síndrome. As investigações em torno da Síndrome da Fadiga Crônica têm centram-se na busca por causas internas e individuais para o quadro. A categorização freqüente de novas síndromes nos indica ou um processo crescente e acirrado de adoecimento coletivo ou um processo crescente e acirrado de “patologização” do coletivo. Objetiva-se colocar em questão a fadiga como sinalizador dos modos de vida que se processam na atualidade, constituindo alertas “desnaturalizadores” de nossas formas de vida, muitas vezes, produtoras de adoecimentos. Individualizar a questão por meio da busca por uma precisão diagnóstica, capaz de definir o sentido do cansaço, bem como, sua “localização” física e/ou mental, parece contribuir mais para a manutenção e para a promoção de adoecimentos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-27
Cómo citar
MACHADO, L. D. Subjetivações à flor da pele. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.12364. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12364. Acesso em: 24 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2010-03-08
Aceptado 2011-02-28
Publicado 2011-09-27
Aceptado 2011-02-28
Publicado 2011-09-27