GeoGebra na análise das posições entre duas retas e resolução de sistemas lineares
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.112419Palavras-chave:
Tecnologia, GeoGebra, Sistemas linearesResumo
O presente artigo teve como objetivo verificar se o software GeoGebra apresenta contribuições positivas no entendimento da relação existente entre duas retas e a solução de sistemas lineares 2x2. Para tanto, utilizou-se, metodologias de natureza quanti-qualitativa. Aplicou-se o Pré-teste com os discentes, com vistas a avaliar os conhecimentos prévios dos discentes do curso de Licenciatura Ciências Naturais-Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo-MA. O trabalho seguiu com a abordagem didática de uso do GeoGebra e fora finalizado com a aplicação do Pós-teste. Os resultados deste apontaram questões com maior número de acertos e redução do números de erros e questões sem resposta. Ainda, pode-se afirmar contribuições do software para o processo de ensino e desenvolvimento de novas conjecturas e interpretações dos indivíduos acerca do entendimento da relação existente entre duas retas e a solução de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas.Downloads
Referências
AGUIRRE, J. M. Estudo de sistemas lineares com auxílio do GeoGebra: uma prática com professores. In: IV Escola de Inverno de Educação Matemática-IEMAT, 2014, Santa Maria – RS. Anais [...]. Disponível em <http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/ed_4/RE/RE_AGUIRRE_Juliana_Machado.pdf>. Acesso em 16 nov. de 2019.
ALMEIDA, C. A. S; ALMEIDA, R. L. F. Fundamentos e análise de software educativo. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015. 69 p.
ARAÚJO, J. P. A. P.; RIBEIRO JÚNIOR, J. G. Plataforma Matematech: um Recurso Didático no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v.20, n.2, 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article /view/63769/43618>. Acesso em: 21 mai. 2020.
BARBOSA, R. M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006. 135p. 2 v.
CYRINO, M. C. de C. T.; BALDINI, L. A. F. O Software GeoGebra na Formação de Professores de Matemática – uma Visão a partir de Dissertações e Teses. Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM, Campo Mourão, v.1, n.1, 2012.
FARIAS, M. M. R. As representações matemáticas mediadas por softwares educativos em uma perspectiva semiótica: uma contribuição para o conhecimento do futuro professor de matemática. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
FERREIRA, E. F. P. A integração das tecnologias digitais ao ensino e aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental – anos finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/ProdutoEducacional-final.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.
FERREIRA, A. E. G. A importância dos sistemas lineares no ensino médio e a contribuição para a matemática e suas aplicações. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional)-Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.
GEOGEBRA. Disponível em: www.ogeogebra.com.br. Acesso em: 20 jun. 2019.
GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7, 1996, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: 1996. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_E_ TECNOLOGIA/G EODINAMICA.PDF. Acesso em: 16 jun. 2019.
HUMMES, V. B.; BREDA, A. A representação geométrica das soluções de sistemas de equações lineares através do software GeoGebra: um estudo de caso com alunos do nono ano do ensino fundamental. CIBEM, 7, 2013. Anais [...]. Uruguai: 2013.
HOHENWARTER, M. Geogebra 4 Quickstart. Tradução para português de Portugal de Antônio Ribeiro e Jorge Geraldes. 2015.
LIMA, E. L. Sobre o Ensino de Sistemas Lineares. Revista do Professor de Matemática (RPM), v.23, p. 8-18, 1993.
MACHADO, G. M. Z.; SILVA, M. J. da.; SILVA, R. S. Existência de soluções para sistemas lineares 2 x 2: um estudo de caso envolvendo o uso da tecnologia digital com estudantes do ensino médio. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v.4, n.2, 2015.
MARTINHO, T; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n.2, p. 528, 2009.
MELO, E. V.; FIREMAN, E. C. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software GeoGebra aliado à modelagem matemática. REnCiMa, v.7, n.5, p. 12-30, 2016.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.
PINTO, R. M.; PENTEADO, M. G. O uso de software de geometria dinâmica: de pesquisas acadêmicas para sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais [...]. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador – BA, 2010, p.5-6. Disponível em: < http://www.lematec.net.br/CDS/ENEM10/artigos/PT/T15_PT813.pdf> Acesso em: 16 de jun. 2019.
PROETTI, S. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v.2, n.4, 2017.
PROINFO. Programa Nacional de informática na educação. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia. pr.gov.br/arquivos/File/pdf/proinfo_diretrizes1.pdf. Acesso em: 27 mai 2019.
RIBEIRO, T. N.; SOUZA, D. N. A utilização do software GeoGebra como ferramenta pedagógica na construção de uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). ReviSeM, n. 1, p.36-51, 2016.
SANTOS, R.S. Tecnologias Digitais na Sala de Aula para Aprendizagem de Conceitos de Geometria Analítica: manipulações no software Grafeq. Porto Alegre: UFRGS,2008.
SANTOS, D. M. VIEIRA, C. R. O uso do GeoGebra no ensino de matemática. Artigo para conclusão de curso. ISEIB- Instituto Superior de Educação Ibituruna, Montes Claros, MG. 2009, 14 p.
SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Editora ArtMed, 1998.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p.
SILVA, G. H. G.; PENTEADO, M. G. O trabalho com Geometria dinâmica em uma perspectiva investigativa, 2009. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, 2009. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo17.pdf. Acesso em: 27 mai 2019.