Acesso ao computador: comparação do desempenho de jovens com diferentes dispositivos de entrada
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.66643Keywords:
Recursos para computador, Acesso, TICAbstract
Há diferentes dispositivos para facilitar o acesso ao computador, porém, poucos estudos para verificar a eficácia dos mesmos. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de jovens ao utilizarem dispositivos de acesso ao computador. Participaram do estudo cinquenta jovens saudáveis com idades entre 15 e 25 anos. Para a coleta de dados foi utilizado computador com tela sensível ao toque, mouse e o Camera Mouse. Foram utilizados três softwares para avaliar tempo de reação e acurácia dos participantes: Discrete Aiming Task, Tracking Task e Single Switch Performance Test. Para conhecer o grau de satisfação de uso dos dispositivos, foi utilizado o Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology. O resultados demonstraram que nas atividades de precisão e tempo de reação, o mouse e a toque na tela foram os dispositivos que geraram os melhores desempenhos. Conclui-se que, o Camera Mouse foi o dispositivo que gerou os piores desempenhos.Downloads
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Published
2017-09-08
How to Cite
SANCHES GUIMARÃES, G.; GRANDINI SPILLER, M.; PRESUMIDO BRACCIALLI, L. M. Acesso ao computador: comparação do desempenho de jovens com diferentes dispositivos de entrada. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.66643. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66643. Acesso em: 24 jun. 2025.
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Artigos
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Received 2016-08-01
Accepted 2016-11-24
Published 2017-09-08
Accepted 2016-11-24
Published 2017-09-08