RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA

Autores/as

  • Luciana de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Robson Carlos Loureiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.63748

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, Docência, Licenciatura

Resumen

O objetivo é analisar de que forma licenciandos relacionam as tecnologias digitais com a docência. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das tecnologias digitais como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa quantitativa com elementos de Survey apresenta por unidade de análise cento e quatro licenciandos participantes de formação e de disciplina em Tecnodocência entre 2013 e 2015 ofertadas pela Universidade Federal do Ceará. Realiza-se o planejamento da pesquisa com a elaboração do questionário on-line, aplicado com os licenciandos em seis semestres letivos subsequentes. Os dados são analisados a partir de elementos da Análise Textual Discursiva e da Estatística. Os equipamentos digitais mais citados foram tablets e lousa digital; os recursos digitais, vídeos e aplicativos para serem utilizados principalmente em pesquisas na internet e na transmissão do conteúdo centrada na ação do professor. Acreditam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Instituto Universidade Virtual Tecnologias Digitais e Docência

Citas

AGUIAR, B C. A integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pelos futuros professores: das relações entre tecnologias, formação, produção e apropriação dos licenciandos do programa LICIE_UAB_UFC sobre as TIC. Trabalho de Conclusão de Bacharelado. Sistemas e Mídias Digitais. Instituto Universidade Virtual. Universidade Federal do Ceará, 2014.

ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, p. 1-19, abril, 2011.

AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS. BIOE. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 jan. 2016.

BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2003.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Ediciones Martinez Roca, 1988.

CASTELLS, M. A sociedade em rede - A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COLL, C. Aprender y enseñar con las TIC: expectativas, realidad y potencialidades. In CARNEIRO, R.; TOSCANO, J. C.; DÍAZ, T. Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Madrid, España: Fundación Santillana, 2009.

CZIKSZENTMIHALYI, M. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harper Perennial, 1990.

ECHEVERRÍA, J. Educación y sociedad de la información. Revista de Investigación Educativa, Barcelona, v. 19, n. 2, p. 277-289, 2001.

ELLUL, J. El orden tecnológico. In: MITCHAM, C.; MACKEY, R. (eds.). Filosofía y tecnología. Madrid: Encuentro, 2004, p. 112-151.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GATTI, Bernardete A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez, 2010. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 02 abr. 2015.

GOMEZ, M.V. Educação em Rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2004.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.

LIMA, L; LOUREIRO, R. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente de Professores Universitários. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 17., 2014, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Fortaleza: UECE, 2014.

LOUREIRO, R.; LIMA, L. de; SOARES, A. Docência Universitária no Contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Anais do XIX Congreso Internacional de Informática Educativa. Brasil, Fortaleza, 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal do Professor. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html>. Acesso em: 21 jan. 2016.

MITCHAM, C.; MACKEY, R. Filosofía y tecnología. Encuentro: Madrid, 2004.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MUMFORD, L. La Técnica y la naturaliza del hombre In: MITCHAM, C.; MACKEY, R. (eds.), Filosofía y tecnología. Madrid: Encuentro, 2004.

RECUERO, R. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Publicado

2017-04-19

Cómo citar

LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: A COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS SOBRE TECNODOCÊNCIA. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.63748. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63748. Acesso em: 25 jun. 2025.
Recibido 2016-04-05
Aceptado 2016-06-21
Publicado 2017-04-19