AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.63305Palavras-chave:
Educação, Estilos de aprendizagem, Ambiente on-line, Práticas pedagógicasResumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a criação de recursos on-line para apoio ao ensino de uma disciplina presencial de cursos de engenharia, com foco na criação de objetos de aprendizagem que pudessem atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. A partir da identificação dos estilos de aprendizagem de cada aluno, realizou-se a avaliação do seu comportamento com relação aos diferentes objetos. Mais do que avaliar o comportamento dos estudantes, o principal foco do trabalho foi desenvolver recursos de ensino que pudessem responder aos diferentes perfis de aprendizagem, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Referências
BARBOSA, L.M., PORTES, L.A.F. A formação de professores para o ensino da língua portuguesa na contemporaneidade. In: NAMEN, A.A. (Org.). Um caleidoscópio do ensino de Língua Portuguesa. Porto Alegre: Armazém Digital, 2013, p. 49 – 72.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
FELDER, R.M., SILVERMAN L.K, Learning and teaching styles in engineering education, Engineering Education, 78, 1988, pp. 674–681.
FELDER, R.M., BRENT, R. "Understanding Student Differences." J. Engr. Education, 94(1), 57-72, 2005.
FELDER, R.M., SPURLIN, J.E. "Applications, Reliability, and Validity of the Index of Learning Styles." Intl. Journal of Engineering Education, 21(1), 103-112, 2005.
FELDER, R.M. ARE LEARNING STYLES INVALID? (HINT: NO!). On-Course Newsletter, September, 27, 2010. Disponível em http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/Papers/LS_Validity%28On-Course%29.pdf. Acessado em 25-mar-2016.
GRAF, S. Adaptivity in Learning Management Systems Focussing on Learning Styles. Ph.D. Thesis. Vienna University of Technology Faculty of Informatics. Vienna, 2007.
GRAF, S., KINSHUK, LIU, T. Identifying Learning Styles in Learning Management Systems by Using Indications from Students’ Behaviour. In: Eighth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2008.
HOEHSTEIN, G., KEMCZINSKI, A., GASPARINI, I., PIMENTA, M.S. Diagnóstico do estilo de aprendizagem do aluno a partir de ferramentas de comunicação. Cadernos de Informática. Volume 6, Número 1, 2011.
HONEY, P., MUMFORD, A. The Manual of Learning Styles. Peter Honey, Maidenhead, 1982.
JOHNSON, L., ADAMS BECKER, S., CUMMINS, M., ESTRADA, V., FREEMAN, A., LUDGATE, H. NMC Horizon Report: 2013 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2013.
KOLB, D.A. Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, New Jersey, 1984.
LEE, J.C., FORLIZZI, J., HUDSON, S.E. The Kinetic Typography Engine: An Extensible System for Animating Expressive Text, In Proceedings of UIST02, 2002, pp 81-90.
LIVESAY, G., DEE, K., FELDER, R., HITES, L., NAUMAN, E., O’NEAL, E. Statistical evaluation of the index of learning styles. Session, 2430, 16-19, 2002.
MATAR, J., VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1978.
MYERS, I.B., MYERS, P.B. Ser Humano é ser diferente: valorizando as pessoas por seus dons especiais. Tradução de Eliana Rocha; Ilda Schulter. São Paulo: Gente, 1997.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho; imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Cristiano Monteiro Oiticica 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1964.
PIAGET. J. Para onde vai a educação? 20ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
VYGOTSKY, L.S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
ZYWNO, M.S. A contribution to validation of score meaning for Felder Soloman’s Index of Learning Styles. Proceedings of the 2003 American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition, 2003.