“Destruição da Arte Destrutiva” e Constituição do Sujeito

Autores/as

  • Andréa Vieira Zanella UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.5484

Palabras clave:

Subjetividade, Constituição do sujeito, Identidade, Arte, Dialogia

Resumen

Este artigo problematiza, a partir de uma nota de jornal que divulga um acontecimento em um museu londrino, a temática da identidade, tão cara às ciências humanas em geral e à psicologia em particular. Discute, a partir dos referenciais teóricos de L.S. Vigotski e M.Bakhtin/V.Volochínov, a condição inexoravelmente dialógica das obras de arte, dos artistas e dos muitos outros que com estas obras se relacionam, o que caracteriza a dimensão relacional e sincrética do processo de constituição do sujeito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Vieira Zanella, UFSC

Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC; Bolsista em Produtividade do CNPq; Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP)

Publicado

2007-12-16

Cómo citar

ZANELLA, A. V. “Destruição da Arte Destrutiva” e Constituição do Sujeito. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.5484. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5484. Acesso em: 25 jun. 2025.
Recibido 2008-08-22
Aceptado 2008-09-25
Publicado 2007-12-16