‘Emergência’ e a Aprendizagem de (Professores de) Línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.3010Palabras clave:
Formação de professores de línguas, Sistemas complexos, Ambientes virtuais de aprendizagemResumen
Com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na Educação, novos paradigmas, ferramentas e ações docente/discente vêm sendo debatidos. Dentro da discussão estão as comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs), que compõem o espaço onde a interação pode ocorrer. CVAs são formadas em variados meios, como as plataformas para EaD, que surgem como meio privilegiado por professores/instituições, por agruparem recursos, facilitarem a organização de materiais e possibilitar – em certo grau – segurança/controle de informações. Porém, tais plataformas per se não asseguram sucesso na aprendizagem, ainda que ofereçam ferramentas para interação interindividual. A constituição e a manutenção das CVAs estão ligadas não somente a elementos e ferramentas que constituem a prática pedagógica, mas sobretudo à proposta que permeia ações e usos dos recursos. Nesse cenário, observamos como duas CVAs se constituíram em curso on-line sobre elaboração de materiais/CALL. Como suporte à análise, empregamos especialmente duas teorias ligadas ao paradigma da Complexidade e do Caos: a teoria das trocas qualitativas e a Emergência.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2007-12-16
Cómo citar
VETROMILLE-CASTRO, R.; AXT, M. ‘Emergência’ e a Aprendizagem de (Professores de) Línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.3010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3010. Acesso em: 24 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2008-02-01
Aceptado 2008-09-25
Publicado 2007-12-16
Aceptado 2008-09-25
Publicado 2007-12-16