Experimentações fotográficas: o tempo como tema-dispositivo na pesquisa com imagens

Autores/as

  • Paula Marques PPGPSI-UFRGS Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.
  • Jaqueline Tittoni PPGPSI-UFRGS Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS). Possui Pós-doutorado junto ao Doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. Professora do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS/Brasil.
  • Margarete Axt PPGIE- UFRGS PPGEDU-UFRGS Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Programa do Pós Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista em produtividade do Cnpq.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.28533

Palabras clave:

fotografia, tempo, pesquisar

Resumen

Este texto trata da discussão sobre o tempo e da fotografia através do percurso de dois grupos de pesquisa que utilizam a fotografia como estratégia de pesquisa e produção de conhecimento. Neste texto, a problematização teórica do tempo e da fotografia tem referência nos conceitos de tempo em Bergson e de cronotopo em Bakhtin, para pensar os modos como tempo e espaço podem ser pensados através da fotografia. A fotografia é entendida como produção e como forma de habitar a duração no tempo, sua fugacidade e instantaneidade. A partir de duas narrativas fotográficas, que tem o tempo como tema- dispositivo para produção de imagens, as autoras discutem os efeitos da emergência da fotografia nos modos de narrar e de lidar com o tempo nos modos contemporâneos de vi/ver.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Marques, PPGPSI-UFRGS Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.

Jaqueline Tittoni, PPGPSI-UFRGS Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS). Possui Pós-doutorado junto ao Doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. Professora do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS/Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS). Possui Pós-doutorado junto ao Doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. Professora do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS/Brasil.

Margarete Axt, PPGIE- UFRGS PPGEDU-UFRGS Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Programa do Pós Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista em produtividade do Cnpq.

Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Programa do Pós Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista em produtividade do Cnpq.

Publicado

2013-12-22

Cómo citar

MARQUES, P.; TITTONI, J.; AXT, M. Experimentações fotográficas: o tempo como tema-dispositivo na pesquisa com imagens. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.28533. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/28533. Acesso em: 25 jun. 2025.
Recibido 2012-05-15
Aceptado 2013-05-02
Publicado 2013-12-22