Sistema Tutor Inteligente baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa com acompanhamento Fuzzy

Autores/as

  • Vandor Roberto Vilardi Rissoli Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
  • Lúcia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Jeysel de Paula Martins Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.2397

Palabras clave:

Sistemas Tutores Inteligentes, Lógica Fuzzy, Aprendizagem Significativa

Resumen

Este artigo apresenta a proposta de um Sistema Tutor Inteligente (STI) para suporte a atividades de ensino, em ambiente virtual (web), cujo aporte teório-metodológico está embasado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A arquitetura tradicional de STI foi estendida utilizando um componente baseado em Lógica Fuzzy, cuja função é monitorar o acompanhamento evolutivo do aprendiz acerca do conteúdo estudado. Este sistema ainda inclui o docente como seu usuário, seguindo as tendências da área de STI em incluir o professor como parceiro do módulo tutor na assistência personalizada aos alunos usuários do sistema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-12-16

Cómo citar

RISSOLI, V. R. V.; GIRAFFA, L. M. M.; MARTINS, J. de P. Sistema Tutor Inteligente baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa com acompanhamento Fuzzy. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1982-1654.2397. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2397. Acesso em: 29 abr. 2025.
Recibido 2007-09-24
Aceptado 2007-09-24
Publicado 2006-12-16