Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down

Autores/as

  • Marcilene Alves Pinheiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luana Xavier de Sena Universidade do Estado do Pará
  • Rafael Luiz Morais da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Celina Maria Colino Magalhães Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23177

Palabras clave:

Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva

Resumen

Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcilene Alves Pinheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará. Egressa do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA) da mesma instituição, no qual desenvolveu, inicialmente, estágio voluntário, e, posteriormente, fora bolsista; nesse núcleo de pesquisa ainda desenvolveu projetos de Iniciação Científica e de Apoio à Pesquisa e Extensão voltados, principalmente, ao desenvolvimento de Tecnologias Assistivas de baixo a alto custo à estimulção cognitiva de crianças com Paralisia Cerebral, e, à inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiências. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará, no qual desenvolve pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças em situação de abrigamento, sendo bolsista da CAPES.

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

PINHEIRO, M. A.; SENA, L. X. de; SILVA, R. L. M. da; MAGALHÃES, C. M. C. Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23177. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2011-09-20
Aceptado 2012-12-03
Publicado 2012-12-21