Uma plataforma de hospedagem baseada na Web para máquinas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12154Palabras clave:
Máquinas virtuais. Plataforma pedagógica web. Compiladores, Educação, Instrução assistida por computador. Métodos de ensino.Resumen
Dificuldades na implantação multi-plataforma e utilização pedagógica das máquinas virtuais podem ter um impacto prejudicial no sucesso de um curso de cons- trução de compiladores. Este artigo apresenta um curso de construção de compiladores de suporte de plataforma, que aborda essa questão. A plataforma proposta é baseada na web, onde máquinas virtuais são acessadas remotamente através de um navegador e pela utilização adequada dos serviços na web. Além disso, ambas as versões de linha de comando e interface gráfica de usuário são suportadas. Além de portabilidade e problemas de manutenção, uma característica interessante do projeto de arquitetura é a sua capacidade de integrar facilmente novas máquinas virtuais. Como prova conceitual, vamos mostrar alguns resultados preliminares sobre a integração de duas máquinas virtuais muito diferentes, que são utilizadas em cursos de constru- ção de compiladores, em universidades portuguesas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-22
Cómo citar
GASPAR, N.; DE SOUSA, S. M. Uma plataforma de hospedagem baseada na Web para máquinas pedagógicas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12154. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12154. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2010-02-22
Aceptado 2010-02-22
Publicado 2009-12-22
Aceptado 2010-02-22
Publicado 2009-12-22