ICT Ação em desenvolvimento na Escola Helen Parkhurst Dalton, parte II
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12137Palabras clave:
Utilização das TIC. Ensino Secundário. Indi- cadores de qualidade em TIC. Pedagogia. Infra-estrutura. Plano de açãoResumen
O trabalho apresenta a evolução do plano de ação para melhoria da utilização das TIC na escola Helen Parkhurst Dalton, no ensino secundário. No início do período de ação, em 2007, o uso de TIC na educação foi avaliado através de uma revisão realizada por um grupo de inspetores europeus. Essa avaliação serviu de base para um plano de desenvolvimento contínuo na escola, para promover e melhorar a utilização das TIC. Isso foi feito para resolver os pontos fracos observados, com medidas especiais, e continuar os planos de ação que já haviam sido postos em prática. Em vista de quatro pontos crí- ticos observados, foram tomadas as seguintes medidas: a coe- rência na utilização das TIC foi melhorada, em nível operacional, com a nomeação de coordenadores de escola; a utilização das TIC no ensino foi incentivada ao ser oferecida uma variedade de workshops dedicados à formação de professores; o acompanhamento dos níveis de desempenho dos alunos com o uso das TIC foi abordado por um estudo comparativo em colaboração com estudantes internacionais; a perspectiva de novos desenvolvimentos das TIC, no âmbito do domínio das tecnologias e da pedagogia, foi ampliada através da aquisição de novos equipamentos, como quadros brancos interativos, carrinhos para laptops e outros dispositivos digitais, além da criação de novos laboratórios de informática educacional. Um ano após o surgimento desta inspeção, novos planos surgiram, assim como a organização de um “debate cenário”, pelos líderes escolares, visando abordar o futuro próximo da escola. Nesse debate, a opinião sobre a educação foi renovada em relação aos aspectos organizacionais. Um dos resultados do debate foi a conscientização do papel crescente das TIC. Assim, planos para o futuro próximo da escola foram estabelecidos. Este documento é a segunda contribuição consecutiva, a fim de descrever uma ação baseada no desenvolvimento escolar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-22
Cómo citar
HOGENBIRK, P.; VAN DE BRAAK, P. ICT Ação em desenvolvimento na Escola Helen Parkhurst Dalton, parte II. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12137. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12137. Acesso em: 25 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2010-02-22
Aceptado 2010-02-22
Publicado 2009-12-22
Aceptado 2010-02-22
Publicado 2009-12-22