Modelagem Probabilística de Aspectos Afetivos do Aluno em um Jogo Educacional Colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.11580Keywords:
Inteligência artificial na educação, Computação afetiva, Modelagem do Aluno, Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador, Redes BayesianasAbstract
Este trabalho apresenta o processo de construção de um modelo de inferência de emoções que um aluno sente em relação a outros alunos durante interação síncrona em um contexto de jogo colaborativo de aprendizagem. A inferência de emoções está psicologicamente fundamentada na abordagem da avaliação cognitiva e foram investigadas relações entre objetivos e normas comportamentais do aluno e aspectos de sua personalidade. Especificamente, foram empregados o modelo OCC de emoções e o modelo Big-Five (Cinco Grandes Fatores) de traços de personalidade para a fundamentação teórica da modelagem. O modelo afetivo representa a vergonha e orgulho apresentados pelo aluno em resposta à avaliação cognitiva de suas próprias ações; e a reprovação e admiração apresentadas pelo aluno em resposta a ações de seu parceiro de jogo, a partir da avaliação do comportamento observável dos parceiros representado por suas interações no jogo colaborativo, em relação a normas comportamentais do aluno. A fim de suportar a incerteza presente na informação afetiva e cognitiva do aluno, adotou-se uma representação deste conhecimento através de Rede Bayesiana. Um refinamento qualitativo parcial e a respectiva parametrização quantitativa do modelo probabilístico foram efetuados a partir da análise de uma base de casos obtida através da condução de experimentos. A fim de prover um ambiente experimental, foi concebido e prototipado um jogo colaborativo no qual dois indivíduos conjugam esforços a fim de resolver problemas lógicos comuns à dupla, através de ações coordenadas, negociação simples e comunicação estruturada, em competição com outras duplas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-12-08
How to Cite
PONTAROLO, E. Modelagem Probabilística de Aspectos Afetivos do Aluno em um Jogo Educacional Colaborativo. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11580. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11580. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-12-07
Accepted 2009-12-07
Published 2008-12-08
Accepted 2009-12-07
Published 2008-12-08