Desafios e estratégias no trabalho do professor-formador
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.94637Keywords:
Educação a Distância. Docência. Professor-formador.Abstract
Este artigo tem o escopo de equacionar os desafios encontrados pelo professor-formador de disciplinas virtuais, na consecução do seu trabalho de construir material didático para a Educação a Distância (EAD). Os resultados encontrados, ainda parciais, provêm de inferências sobre as competências que o professor-formador deve desenvolver, para a perfeita e confortável consecução do seu labor. O artigo representa, assim, um esforço teórico, cujo resultado deverá subsidiar uma investigação mais ampla sobre o fenômeno da polidocência e suas implicações para a atividade docente, na EAD. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de prospecção, fundamentada na literatura contemporânea disponível sobre o tema.Downloads
References
ABREU E LIMA, Denise; MILL, Daniel. Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na educação a distância. Teoria e Prática da Educação. V. 16, N. 1, pp. 33-46, Jan./Abr. 2013
BARROS, Daniela Melaré Vieira Barros. Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? Inter-Ação, Rev. Fac. Educ. UFG, v.34, n. 1, jan./jun. 2009, p. 51-74. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/download/6542/4803 Acesso em 05 mar. 2018.
BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação e educação a distância na formação de professores. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 245-265.
CAMPOS, Luciano Teixeira. O olhar sob a rede. Recife: Maná, 2002.
COELHO FILHO, José Teixeira. O que é indústria cultural? 14ª. ed., São Paulo: Brasiliense, 1991. (Col. Primeiros Passos; V. 8).
CORDEIRO, Bernadete M. P.; ROSA, Cynthia; FREITAS, Marilene de. Educação a distância e o conteudista: uma relação dialógica. In.: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA, ABED. Anais do 4º Seminário Nacional de Educação a Distância. Brasília: ABED, 2006. Disponível em < http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc034.pdf>, acesso em 10 jun. 2018.
FREITAS, Maria Teresa Menezes; FRANCO, Aléxia Pádua. Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância. Educar em Revista, Curitiba. Edição Especial, n. 4, p. 149-172, dez 2014.
GARCÍA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia y virtual: calidad, disrupción, aprendizajes adaptativo y móvil. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madri, v. 20, n. 2, p. 09-25, 2017.
MCLUHAN, Marshall Herbert. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 16ª Ed., São Paulo: Atlas, 2014.
MILL, Daniel (Org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.
MILL, Daniel; RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Márcia Rozenfeld Gomes de (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
PAULA, Alessandra de et al. O desafio docente na elaboração de material didático para cursos de graduação em EaD. In.: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA, ABED. Anais do 12º Seminário Nacional de Educação a Distância. Brasília: ABED, 2012. Disponível em < http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/377b.pdf>, acesso em 10 jun. 2018.
PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kazuko. (org.) Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
RIPA, Roselaine. Reflexões sobre o “ser professor” na Ead: estamos diante de uma descaracterização do trabalho docente? Comunicações. Piracicaba, a. 22, n. 3, pp. 75-85, jul/dez, 2015.
SACRAMENTO, Igor; MATHEUS, Letícia Cantarela. História da Comunicação: experiências e perspectivas. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: contexto, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2019-11-08
Published 2019-12-31