Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.94559Keywords:
TDIC, Ambiente de Aprendizagem, Ensino Médio, Educação TecnológicaAbstract
Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática.Downloads
References
BARROSO, Fábio F; CARVALHO, Silvânia A ; HUGUENIN, José A. ; TORT, Alexandre C. Formação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre Lucie. Revista Brasileira de Ensino de Física, 01 September 2017, Vol.40(2)
CAPES. Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil. Disponível em: Acesso em Jun. 2019.
CORRÊA, Hércules Tolêdo ; DIAS, Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, 01 August 2016, Vol.55(2), pp.241-262.
CUNHA, Abadia de Lourdes Da ; BARBALHO, Maria Gonçalves Da Silva ; REZENDE, Liberalina Teodoro de ; FERREIRA, Rildo Mourão. O professor de Matemática do ensino médio e as TIC nas escolas públicas estaduais de Goiás. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 01 Sept. 2015.
ESPURI, Paulo Henrique ; PASSONI, Taisa Pinetti ; Rios; REGISTRO, Eliane Segati. Shakespeare ao quadrado na Webquest: uma a partir do gênero HQ. ESPecialist, 2016, Vol.37(1), pp.70-86.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LOPES, Thiago Beirigo ; HARDOIM, Edna Lopes. Utilização de aplicativos gratuitos para atividade de campo no ensino de trigonometria no triângulo retângulo. Revista Exitus, 2018, Vol.8(2), pp.219-243.
MACHADO, Silvia Cota. Análise sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo educacional da geração internet. Revista Renote, V.14, n.2, 2016.
NASCIMENTO, Anderson Messias Roriso Do; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Novas tecnologias, a busca e o uso de informação no ensino médio. Informação & Sociedade, 2017, Vol.27(3).
RAMOS, Ivo de Jesus; AMARAL, Luiz Henrique. Relações e interações dos professores de ciências e matemática com as tecnologias. HOLOS, Ano 28, Vol 4, 2012, p. 226-241.
REINALDO, Francisco ; MAGALHAES, Demetrio R. ; REIS, Luis Paulo ; GAFFURI, Stefane ; FREDDO, Ademir ; HALLAL, Renato. Impasse aos desafios do uso de smartphones em sala de aula: investigação por grupos focais. RISTI (Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação), Sept. 15, 2016, Issue 19, p.77(16).
SALES, Shirlei Rezende. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. (Orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 229-248
SANTOS, Jocyleia Santana; SILVA , Erick Henrique Goes. TDICS E GAMES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: memórias de professores criativos. Revista Observatório, 01 June 2018, Vol.4(4), pp.500-549.
SILVA, Diogo da; PAIVA , Wagner José Martins; BATISTA , Irinéa de Loudes. Cibercultura na escola: Uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação. Ano 10 – Número/vol.28 – dez/2018
STEINERT, Monica Erika Pardin ; HARDOIM, Edna Lopes. Leigos ou excluídos: A criacao de um aplicativo educacional e seu uso via ensino híbrido em uma escola publica. Sustinere - Revista de Saúde e Educação, 2017, Vol.5(1).
VEIGA, Janaína; ROSSONE, Bruna Cunha; MELLO, Janine Dos Santos; SILVA, Maiara Beatriz Dos Santos Sá Da; MIGUEL, Tamires Garcia. Uma Parceria Universidade / Escola: a Relação dos Alunos com as Tecnologias. Revista Eletrônica Teccen, 01 October 2016, Vol.4(1), pp.17-27.
VERGNA, M.A. ; SILVA, A.C.M. A incorporação das TDIC pelos professores de língua Portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES. Texto Livre, May-August 2018, Vol.11(2), pp.105-120.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2019-11-05
Published 2019-12-31