EXPERIMENTOS DE IMAGEM E MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.87097Keywords:
Dança, Tecnologia, AudiovisualAbstract
Este artigo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria em 2017: “Dança e tecnologia- criação e composição coreográfica através de experimentos audiovisuais”. A pesquisa teve como objetivo compreender a interrelação da câmera com a dança. O referencial teórico utilizado foram as obras de Machado (2003), Silva (2009), Santana (2006), Spanghero (2003) e Duarte (2010). Os conceitos adotados para o experimento foram: imagem especular,(KILPP, 2005);a dialética do olhar (HUBERMAN, 1998). O problema norteador foi: Como se constitui a interrelação da câmera com o movimento do corpo que dança? Nesta perspectiva, propomos a criação de uma videodança que implicasse na participação de uma dançarina e na percepção dela de sua imagem captada pela câmera e projetada simultâneamente, como também refletida em diferentes superfícies. Consideramos que a interrelação da câmera com a dança se constitui no encontro entre elas e o ambiente.Downloads
References
AUMONT, Jaques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. -5ª ed. – Campinas, SP: Papirus 2012.
CERBINO,Beatriz e MENDONÇA,Leandro. AUDIOVISUAL, VIDEODANÇA E DANÇA: CONCEITOS E DEVORAMENTOS .In.: Anais da ANPAP, 2011. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cpa/beatriz_cerbino.pdf
COUCHOT. Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual; traduzido por Sandra Rey – Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2003. Cap. V.
DIDI-HUBERMANN, Gerorges.O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
KILPP, Suzana. Mundos televisivos.Porto Alegre.Editora: Armazem digital, 2005.
MACHADO, Arlindo. A ARTE DO VÍDEO. Editora brasiliense, 1990.
________. MÁQUINA E IMAGINÁRIO: O Desafio das Poéticas Tecnológicas. Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
MIRANDA, Regina. Dança e Tecnologia. Lição de Dança, 2/ Arnaldo Antunes... [et al.} Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000. Organização Lições de Dança: Roberto Pereira, Silvia Soter, Vera Aragão.
ROSSINI, Mirian da Silva; ROSÀRIO, Nísia Martins do.; KILP, Suzana, In.: SILVA, Alexandre Rocha da. e ROSSINI, Miriam da Silva.(ORGs.) Do audiovisual as audiovisualidades: convergências e dispersões nas mídias. Asterisco: Porto Alegre, RS, 2009.
Spanghero, Maíra. A DANÇA DOS ENCÉFALOS ACESOS / Apresentação Helena Katz; texto Leda Pereira. São Paulo. Itaú Cultural, 2003. 141 p. : fotos color. - (Rumos Itaú Cultural Transmídia).
TOURINHO, Irene; DIAS, Belidson; IRWIN, Rita; (et. al.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia/ . Santa Maria : Ed. Da UFSM, 2013. p. 44-64.
VAZ, Paulo; LISSOVSKY, Maurício. A Vida na tecnologia. Lições de Dança 1. UniverCidade Editora, 2007. Org. Roberto Pereira e Silvia Soter.
VICENTE, Ana Valéria. Pesquisa de campo como prática de criação: uma
possibilidade metodológica. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em
Dança. Goiânia: ANDA, 2016. p. 510-520
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2019-05-02
Published 2019-05-30