O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.86079Keywords:
Softwares Educativos, Lógica de Programação, Metodologias de EnsinoAbstract
A disciplina de Lógica de Programação costuma ter altos níveis de evasão e reprovação. Isto porque a maioria dos alunos não teve um contato anterior com essa disciplina e seus conceitos, como raciocínio lógico e algoritmos. Alguns pesquisadores brasileiros defendem a inserção da Lógica de Programação no ensino de base, assim como ocorre em outros países. Diante deste contexto, esta pesquisa aborda o uso de softwares educativos para apoiar a introdução à lógica e algoritmos tanto no ensino de base quanto no superior. Assim, apresenta-se uma análise de trabalhos que relatam o uso dos softwares Scratch, Robocode e Visualg. Os resultados desta análise apontaram que alguns desses softwares são mais adequados para o ensino fundamental e médio e outros para a graduação. Por fim, sugerem-se propostas de metodologias para adoção dessas ferramentas em sala de aula.Downloads
References
AMARAL, L.; SILVA, G.; PANTALEÃO, E. Plataforma Robocode como Ferramenta Lúdica de Ensino de Programação de Computadores-Extensão Universitária em Escolas Públicas de Minas Gerais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 200-208, 2015.
ANDRADE, M.; SILVA, C.; OLIVEIRA, T. Desenvolvendo games e aprendendo matemática utilizando o Scratch. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2013.
APOIO INFORMÁTICA. A Linguagem de Programação do VisuAlg. Disponível em http://www.apoioinformatica.inf.br/produtos/visualg. Acesso em Agosto de 2018.
COSTA, L.; BARROS, M. O Ensino da Física no Brasil: Problemas e Desafios. Em: VII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2015.
FABRI, J. O Ensino de Lógica de Programação e o Desenvolvimento de Jogos Educacionais: Um Caso Aplicado aos Alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 2007.
FALCÃO, E.; JUNIOR, J. Desenvolvimento de jogos eletrônicos como metodologia de ensino de Programação para alunos do curso de informática do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Em: VIII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), 2015.
FERREIRA, M.; FILHO, R.; RODRIGUES, F.; SÁ, S; SILVA, J. Robocode: um auxílio no aprendizado da linguagem Java. Em: Encontros Universitários, UFC Quixadá, 2012.
GOMES, J.; CASTILHO, W. Uma Visão de como a Física é ensinada na Escola Brasileira, e a experimentação como estratégia para mudar essa realidade. Em: 1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IFTO, 2009.
LEAL, A. Ensino de Programação no Ensino Médio Integrado: Uma Abordagem Utilizando Padrões e Jogos com Materiais Concretos. 2014. Dissertação (mestrado) - Instituto de Informática, Universidade Federal de Goiás, 2014, Goiânia, BR-GO.
LEITE, V.; SENEFONTE, H.; BARBOSA, C.; SEABRA, R. VisuAlg: Estudo de Caso e Análise de Compilador destinado ao ensino de Programação. Nuevas Ideas en Informática Educativa, p. 637-640, 2013.
LIMA, C.; SANTOS, M. A utilização da ferramenta Robocode no aprendizado de linguagem de programação orientada a objetos. Em: III Jornada de Iniciação à Docência (PIBID), 2015, Vitória, BR-ES.
MARCOLINO, A.; BARBOSA, E. Softwares Educacionais para o Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 190-199, 2015.
MARTINS, E. Utilização do Robocode como Ferramenta de Auxílio ao Ensino de Programação Orientada a Objeto na Disciplina de Programação para Web. Em: III Jornada de Iniciação à Docência (PIBID), 2015, Vitória, BR-ES.
MEDEIROS, T.; BRASIL, P.; ARANHA, E. Um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 200-208, 2014.
MONSALVE, E.; WERNECK, V.; LEITE, J. SimulES-W: Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software. Em: Fórum de Ensino em Engenharia de Software (FEES), 2010, Salvador, BR-BA.
MOTA, F.; RIBEIRO, N.; EMMENDORFER, L.; BUTZEN, P.; MACHADO, K.; ADAMATTI, T. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 377-381, 2014.
NETO, V. (2013). A utilização da ferramenta Scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE - Workshops), p. 260-269, 2013.
OLIVEIRA, M.; SOUZA, A.; BARBOSA, A.; BARREIROS, E. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. Em: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), p. 1525-1534, 2014.
PIETRUCHINSKI, M.; NETO, J.; MALUCELLI, A.; REINEHR, S. Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática de Literatura. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.
ROBOCODE BRASIL. Tutorial Robocode. Disponível em http://www.robocodebrasil.com.br/tutoriais.php. Acesso em Agosto de 2018.
SAEB. Resultados do SAEB/2015. Disponível em http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/. Acesso em Julho de 2018.
SBC. Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/131-curriculos-de-referencia/760-curriculo-de-referencia-cc-ec-versao2005. Acesso em Julho de 2018.
SCRATCH BRASIL. Tutorial Scratch. Disponível em http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/materiais/tutoriais.html. Acesso em Agosto de 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2019-05-02
Published 2019-05-30