Editorial
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.78765Keywords:
Linguagens, Tecnologias, Contextos EducacionaisAbstract
A revista Informática na Educação: teoria & prática, apresenta, neste dossiê espacial, intitulado Linguagens e Tecnologias em Contextos Educativos e Culturais, organizado pelos Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e pelo Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Feevale, 14 artigos que discutem a linguagem e suas tecnologias, considerando a diversidade cultural da sociedade contemporânea e como nela se manifestam os processos de ensino e aprendizagem. Sendo o processo educacional um elemento de organização social, entendem-se as práticas sociais que permeiam o cotidiano e as manifestações culturais, percebidas e interpretadas, simultaneamente, como meios de concepção do real e de sua representação. Nesse sentido, pressupõe-se que a linguagem é tratada sob uma perspectiva interdisciplinar, visualizando-a como manifestação cultural. Sob esse ângulo, entende-se a linguagem e sua relação com as tecnologias digitais na perspectiva do processo de construção textual, da formação do leitor e de correlações do texto com o contexto, explorando os recursos tecnológicos para a produção de material didático. Da mesma forma, percebe-se a tecnologia como um elemento imbricado nesse processo e que se constitui como um meio em que práticas pedagógicas estão relacionadas com o processo de aprendizagem e da cultura dos sujeitos contemporâneos. Entende-se, além disso, que as práticas pedagógicas com tecnologias, no contexto educacional, precisam contemplar a inclusão de todos os alunos, inclusive aqueles com deficiência. Assim, a formação continuada de professores para o uso dos recursos digitais e de tecnologias assistivas em prol do desenvolvimento e da inclusão é fator de relevância nesse processo. Sendo assim, é no âmbito das linguagens e de suas tecnologias que se abordam a diversidade cultural e suas formas de inclusão e exclusão a partir das seguintes temáticas: comunicação e práticas sociais mediadas; tecnologias na educação; cultura, educação e sociedade; alfabetização com tecnologias; letramento; aprendizagem com mobilidade; aprendizagem ubíqua; aprendizagem e tecnologias em contextos não formais de ensino; tecnologias assistivas; práticas com jogos digitais; gamificação; metodologias e processos de aprendizagem; novas tecnologias e processo educativos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-31
How to Cite
BEZ, M. R.; BARBOSA, D. N. F.; MARTINS, R. L. Editorial. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.78765. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78765. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Editorial
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2017-12-13
Accepted 2017-12-13
Published 2017-12-31
Accepted 2017-12-13
Published 2017-12-31