SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.65879Keywords:
MOOCs, Tecnologia Assistiva, Solassist, Biblioteca Virtual, AcessibilidadeAbstract
Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusivaDownloads
References
AAATE. Association for the Advancement of Assistive Technology in Europe. 2003. Disponível em: <http://www.atireland.ie/aaate/>. Acesso em: 13 de agosto de 2015.
BERSCH, Rita. (2008) Introdução à Tecnologia Assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Ale-gre – RS.
EASTIN. (2015) O que é EASTIN? Disponível em: <http://www.eastin.eu/pt-pt/whatIsEastin/index>. Acesso em: 16 abr. 2015.
FLICK. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GETITCORP. Disponível em: https://www.getitcorp.tv/. Acesso em março de 2016.
MANZINI, E. J. (2005) Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. Brasília – DF: Ensaios peda-gógicos: construindo escolas inclusivas, p. 82-86.
MCFEDRIES, P. “I’m in the Mood for MO-OCs”. IEEE SpEctrum. p.30. 2012.
MOTA, INAMORATO(2012) MOOC, uma revolução em curso. Jornal da Ciência. Publicado em 26/11/12
PASSERINO, Liliana Maria ; PEREIRA, A. C. C. Educação, Inclusão e Trabalho: um debate necessário. Educação e Realidade, v. 39, p. 831-846, 2014.
Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. (2015) Conheça o Portal. Disponível em: <http://www.assistiva.org.br/conheca-o-portal>. Acesso em: 16 abr. 2015.
Portale SIVA. (2015). Quem somos nós. Dispo-nível em: <http://portale.siva.it/it-IT/home/aboutUs>. Acesso em: 16 abr. 2015.
SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públi-cas. São Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital/EDUFBA, 2012. p. 17-32. Dispo-nível em: <http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/educacao-aberta-configurando-ambientes-praticas-e-recursos-educacionais/>. Acesso em: 01 jan. 2014.
SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-10-25
Published 2017-09-08