Considerando Estilos de Aprendizagem, Emoções e Personalidade em Informática na Educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.65333Keywords:
Informática na educação, Estilos de aprendizagem, Emoções, Personalidade, Computação afetivaAbstract
Muitas vezes tratam-se turmas homogeneamente e as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) são utilizadas pelos alunos desconsiderando que eles possuem particularidades (tais como: estilos de aprendizagem, emoções e traços de personalidade) que influenciam em sua aquisição de conhecimento. Neste trabalho, são apresentados conceitos e reflexões visando incentivar discussões e estudos teóricos ou empíricos que considerem essas particularidade dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. É apresentada também uma breve análise de dados de alunos de computação, em diferentes níveis de ensino, os quais responderam a questionários visando identificar perfis referentes a seus estilos de aprendizagem e a seus traços de personalidade. A análise corrobora com a ideia da heterogeneidade de perfis, mesmo considerando alunos da mesma área/nível de ensino. Percebe-se que ainda há várias possibilidades de pesquisas sobre aliar as TDIC e as particularidades de alunos objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.Downloads
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Published
2017-09-08
How to Cite
AGUIAR, J. J. B. Considerando Estilos de Aprendizagem, Emoções e Personalidade em Informática na Educação. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.65333. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65333. Acesso em: 24 jun. 2025.
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Artigos
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Received 2016-06-10
Accepted 2016-10-25
Published 2017-09-08
Accepted 2016-10-25
Published 2017-09-08