ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico

Autores

  • Henrique Benedetto UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maurício Moreira e Silva Bernardes UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Wanner Pires UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.65263

Palavras-chave:

Building Information Modelling, Ensino de BIM, Ensino no Brasil

Resumo

BIM – Building Information Modelling, ou modelagem das informações da construção, tem recebido atenção do mercado de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação pelo potencial de integração da informação e pelo ganho da produtividade proporcionado. Todavia, a demanda por profissionais qualificados expõe a falta do ensino de BIM nos cursos de graduação. Para esta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico a partir de 2010 com foco no ensino de BIM no Brasil. Vários trabalhos foram analisados sob a classificação de “discussão sobre estratégia” e “aplicação de estratégia” para inclusão do ensino de BIM no currículo. Também, foi abordado o ensino de BIM e a sua relação com o ensino de desenho. Observa-se que muito tem sido estudado e discutido a respeito de estratégias para introdução de BIM no ensino de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, porém, muito pouco tem sido reportado a respeito da implementação do paradigma na área acadêmica.

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Biografia do Autor

Henrique Benedetto, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Design e Expressão Gráfica - Gestão do Design

Maurício Moreira e Silva Bernardes, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Design e Expressão Gráfica - Gestão do Design

Roberto Wanner Pires, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Design e Expressão Gráfica - Gestão do Design

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

BENEDETTO, H.; BERNARDES, M. M. e S.; PIRES, R. W. ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.65263. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263. Acesso em: 16 abr. 2024.