PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.63484Keywords:
pPáticas Pedagógicas, Tablets, Aprendizagem ColaborativaAbstract
A colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos.Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
BRNA, Paul. Modelos de colaboração. Revista Brasileira de Informática na Educação. Florianópolis. Nº 3. p. 9 – 15. setembro, 1998. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/3/1/001.pdf>. Acesso em: 6 ago. 2015.
CHING, D. et al. Harnessing the Potential of Mobile Technologies for Children and Learning. In: DRUIN, Allison (Ed.). In: Mobile Technology for children. Designing for Interaction and Learning. USA: Morgan Kaufmann, 2009.
CHURCHILL, D.; CHURCHILL, N. Educational affordances of PDAs: A study of a teacher’s exploration of this technology. Computer and Education, Volume 50, 1439–1450, 2008.
FIELD, R. (2005). Favourable conditions for effective and efficient learning in a blended face-to-face/online method. Proceedings of ASCILITE. 2005. Disponível em: <http://www.ascilite.org.au/conferences/brisbane05/blogs/proceedings/23_Field.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
GODOY, Arilda S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, 35(4), 65-71, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981.
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Aprendizagem social e novas tecnologias. Comunicação & Educação. Nº 1. Entrevista concedida à Richard Romancini, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/viewFile/90085/96722>. Acesso em: 02 jun. 2015.
_______. New Literacies: everyday practices and classroom learning. Maidenhead: Open University Press, 2006.
LABORDE, Colette. Duas utilizações complementares da dimensão social nas situações de aprendizado da Matemática. In: GARNIER, Catherine; BEDNARZ, Nadine et al. Após Vygotsky e Piaget: perspectivas social e construtivista escola russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MALHEIROS, Bruno T. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
RAMOS, Daniela Karine. Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
ROGERS, Y.; PRICE, S. The role of mobile devices in facilitating collaborative inquiry in situ. In: KONG, Siu C. (Ed.). Research and practice in technology. Inhanced learning, Asia-Pacific Society for Computers in Education, 2008.
_______. How Mobile Technologies are Changing the Way Children Learn. In: DRUIN, Allison (Ed.). In: Mobile Technology for children. Designing for Interaction and Learning. USA: Morgan Kaufmann, 2009.
ROSATELLI, M. C; SOUZA, P. C; ARRIADA, M. C; PETRY, P. G. Ambientes de Apoio a Aprendizagem Cooperativa. In: Edla Maria Faust Ramos; Marta Costa Rosatelli; Raul Sidney Wazlawick. (Orgs.). Informática na Escola: Um Olhar Multidisciplinar. 1. ed. Fortaleza: Editora da UFC, 2003, v. 1, p. 46-74.
SHORE, Rima. The power of pow! wham! Children, Digital Media & Our Nation’s Future. Three Challenges for the Coming Decade. New York: The Joan Ganz Cooney Center at Sesame Workshop, 2008. Disponível em: <http://www.joanganzcooneycenter.org/wp-content/uploads/2010/03/cooney_challenge_advance_1_.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2014.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935>. Acesso em: jun. 2014.
VIGOTSKI, L.S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-10-19
Published 2017-04-19