ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.62785Keywords:
Robótica Pedagógica Livre, TIC, FormaçãoAbstract
As transformações ocorridas no mundo, advindas do avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC tiveram reflexos na educação, demandando do professor um novo perfil para sua prática e, consequentemente, uma formação que abarque a fluidez e dinâmica existente nessas tecnologias. Assim, cabe ao professor ressignificar sua prática, buscando alternativas criativas que possibilitem aprendizagens prazerosas e contextualizadas. Nesse cenário, este trabalho se propõe apresentar a Robótica Pedagógica Livre (RPL), em um viés articulador entre tecnologia-prática pedagógica, através de uma experiência formativa que articular a utilização das TIC com a RPL, a partir de um curso a distância. Como metodologia fora adotada a pesquisa-ação, considerando que as etapas da formação foram construídas conjuntamente com os sujeitos e trabalhadas no ambiente virtual de aprendizagem. Assim, a RPL pode ser considerada uma proposta de redimensionamento da tecnologia, capaz de potencializar o fazer pedagógico.Downloads
References
CÉSAR, Danilo Rodrigues. Robótica Pedagógica Livre: Uma possibilidade metodológica para o processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/artigos/artigo_epenn_2009.pdf Acesso em: 12 set. 2009.
DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física – ISSN 2175-8093 – Vol. 1, n. 1, p.53-75, Agosto/2009
HETKOWSKI, T.; ALVES, L. (Orgs.). Tecnologias Digitais e Educação: Novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais. Salvador: Eduneb, 2012.
LIMA JR, Arnaud Soares de. Tecnologias Inteligentes e Educação: Currículo Hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, BA: FUNDESF, 2005 (Cibercultura e educação; v.2)
MAGRIS NICOLAU, Patrícia; RIBEIRO, Lorena B R. Robótica Pedagógica Livre: Seus “usos” como material didático-pedagógico no processo de formação do(a) professor (a), no contexto escolar da Educação Básica e nos espaços multirreferenciais de aprendizagem na sociedade contemporânea. In.: Revista Espirito Livre: p. 40-44, Nov. 2011.
ROCHA, Carlos Alves. Mediações tecnológicas na educação superior. Vol.5. Curitiba: Ibpex, 2009.
SALES, M. V. S.; NONATO, E. R. S. EAD e material didático: reflexões sobre mediação pedagógica. 13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba, Paraná, Brasil. Setembro de 2007.
SANTOS, T.C; FERREIRA, M.A.M; RIBEIRO, L.B.R. Era Digital: A Formação do Professor Contemporâneo para uma Práxis Tecnológica. In: III Simpósio Baiano de Licenciaturas - Articulação entre ensino Superior e Educação Básica: A construção de Políticas Públicas de Formação de Professores. Cruz das Almas: 2013.
SANTOS, T. C. ; CORREIA, S. L. C. P. ; ARAUJO, K. S. S. ; FERREIRA, M. A. M. ; RIBEIRO, L. B. R. . Formação de Professores e TIC: Tecendo outras Possibilidades. In: VIII Simpósio Nacional de Educação, 2014, Frederico Westphalen. VIII Simpósio Nacional de Educação, 2014.
SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n° 37, dez. 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-09-06
Published 2017-04-19