Alguns Problemas para a Determinação de um Campo da Fotografia e Novas Distensões Provocadas pela Imagem Digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.62274Keywords:
Fotografia, Imagem digital, Campo expandidoAbstract
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a especificidade da fotografia e as transformações proporcionadas pelo desenvolvimento da fotografia digital. Marcada desde o início por uma heterogeneidade de usos e processos, a imagem fotográfica parece ter recusado, desde sua invenção, uma definição específica de meio, englobando diversas técnicas. A essa originária falta de contornos da fotografia soma-se agora a consolidação da tecnologia digital, que, nos últimos anos, transformou definitivamente nossa relação com as imagens. Tomando como marco a discussão em torno da ideia de “campo ampliado” apresentada por Rosalind Krauss e escritos teóricos recentes sobre a imagem fotográfica, este estudo procura contribuir para a compreensão da fotografia digital a partir de duas questões principais: 1. É possível circunscrever a fotografia dentro de um campo, mesmo que ampliado? 2. Como a fotografia digital se relaciona com os diferentes procedimentos e usos reunidos, a partir da metade do século XIX, sob o nome fotografia?Downloads
References
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2012.
BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. In: _____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
COLEMAN, A.D. The Digital Evolution: Visual Communication in the Eletronic Age – Essays, Lectures and Interviews, 1967 – 1998. Nazraeli Press, 1998.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1998.
DURAND, Régis. “Autonomía e heteronomía no campo fotográfico contemporâneo”. In: Além dos limites: a fotografia contemporânea – Ciclo de Conferências CGAC, Santiago de Compostela, 1999.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
_____. A câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili Brasil, 2014.
FRIZOT, Michel (Ed.). Nouvelle historie de la photographie. Paris: Adam Biro/Bordas, 1994.
_____. “Fotografia: um destino cultural”. In: SANTOS, Alexandre; CARVALHO, Ana. Imagens: arte e cultura. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2012.
KRAUSS, Rosalind. “Uma visão do modernismo”. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro, Ministério da Cultura/Funarte e Jorge Zahar Editor, 1997.
_____. “Os espaços discursivos da fotografia”. Arte e ensaios. Rio de Janeiro, ano __, n. 13, 2006
_____. “A escultura no campo ampliado”. Arte e ensaios. Rio de Janeiro, ano 15, n. 17, 2008.
¬¬MARRA, Claudio. L'immagine infedele: la falsa rivoluzione della fotografia digitale. Milano: Bruno Mondadori, 2006.
RITCHIN, Fred. Después de la fotografía. México: Editorial oceano, 2010.
ROUILLÉ, André. “Fotografia e arte contemporânea”. In: Fotografia e novas mídias. Rio de Janeiro: FotoRio, 2008.
_____. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
_____. “La photo numérique mobile. Une esthétique autre”. Paris art. Paris, n. 445, 22 maio 2014. Disponível em <http://www.paris-art.com/art-culture-France/la-photo-numerique-mobile-une-esthetique-autre/rouille-andre/437.html#haut>. Acesso em julho de 2015.
SÁNCHEZ, Pedro a. Cruz. “El arte em su ‘fase póscrítica’: de la ontología a la cultura visual”. In: BREA, J. L. Estudios Visuales. Madri: Akal, 2005
OLIVARES, Rosa. “Os limites da fotografia: cartografias da fotografia contemporânea”. In: Além dos limites: a fotografia contemporânea – Ciclo de Conferências CGAC, Santiago de Compostela, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-04-16
Published 2018-08-23