LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.62116Keywords:
Pesquisa de Levantamento, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação a Distância.Abstract
Nessa pesquisa foi realizado um levantamento dos estudos que discutem a temática das TIC na Educação e da EaD. Trata-se de estudo quantitativo realizado a partir dos periódicos submetidos à metodologia Qualis da CAPES, cadastrados nas áreas de Educação e Ensino e avaliados com estrados A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Neste levantamento foram analisadas 174 revistas. Nelas foram consultados 5.983 unidades de periódicos e como resultados foram levantados 5.613 artigos que discutem EaD ou TIC na Educação. Verificou-se que no período entre 1982 e 2000 o número de estudos, acerca dos temas desse levantamento, teve um crescimento muito tímido e pouco expressivo. Após o ano de 2000 o número de artigos publicados em periódicos Qualis e que enfocavam os temas TIC na Educação e EaD cresçe uma progressão tal que quase dobra a cada ano. Trata-se de uma área de pesquisa em vertiginoso crescimento.Downloads
References
CAPES. Documento de Avaliação de Área – Ensino. Avaliação trienal 2013. 2013a.
___. Documento de Avaliação de Área – Educação. Avaliação trienal 2013. 2013b.
FOWLER JUNIOR, Floyd, J. Pesquisa de levantamento. 4ª ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
GALVAO, Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. FRANCO, Laércio Joel; PASSOS, Afonso Dinis Costa. (Orgs.). Fundamentos de epidemiologia. 2ed. São Paulo: Manole, 2010, p. 377 - 398. Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf Acesso em 5 mai 2015
ROCHA-E-SILVA, Maurício. Carta Aberta ao Presidente da Capes: o novo Qualis, que não tem nada a ver com ciência do Brasil. Pró-Fono R. Atual. Cient. vol.21 no.4 Barueri oct./dic. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0104-56872009000400002&pid=S0104-56872009000400002&pdf_path=pfono/v21n4/02.pdf Acesso em 2 mai 2015
___. O novo Qualis, ou a tragédia anunciada. Clinics v.64 n.1 São Paulo jan. 2009a. Disponóvel em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S1807-59322009000100001&pid=S1807-59322009000100001&pdf_path=clin/v64n1/a01v64n1.pdf Acesso em 2 mai 2015.
SILVA, Ivanderson Pereira da; MERCADO, Luis Paulo L. Levantamento dos temas TIC e EAD na biblioteca virtual Educ@. Cadernos de Pesquisa, v.45 n.158 p.970-988 out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v45n158/1980-5314-cp-45-158-00970.pdf Acesso em 8 fev 2016.
THOMAZ, Petronio Generoso; ASSAD, Renato Samy; MOREIRA, Luiz Felipe P. Uso do Fator de Impacto e do Índice H para Avaliar Pesquisadores e Publicações. Arq Bras Cardiol 2011; 96(2): 90-93. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v96n2/v96n2a01.pdf Acesso em 2 mai 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-07-21
Published 2017-04-19