O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.53792Keywords:
Revisão bibliográfica, pesquisa, metodologia, criança, fotografia.Abstract
O presente estudo teve como proposta a realização de uma revisão de literatura referente à temática do uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças. Entende-se que a prática de revisão de literatura é fundamental para a produção do conhecimento científico, oferecendo ao pesquisador um olhar abrangente, tanto sobre as produções já realizadas, bem como para a identificação de novas questões que envolvam a temática em foco. Para tanto, a pesquisa recorreu à produções indexadas no período de 2003 a 2013 presentes nas bases LILACS e SciELO. O levantamento das publicações foi realizado a partir dos seguintes descritores: pesquisa, criança, infância, metodologia, investigação e fotografia. O tratamento de dados foi realizado da seguinte forma: mapeamento das fontes bibliográficas, leitura e fichamento dos dados coletados, ordenamento das publicações, análise e realização de relatório final. A perspectiva teórica que orientou a análise de dados se sustentou em alguns princípios da Análise Institucional considerando os estudos da sócioanálise Rene Lourau (1993). A partir das publicações selecionadas, os resultados da pesquisa demostram o uso crescente e diversificado de formas como a fotografia vem sendo utilizada metodologicamente em pesquisas que envolvem crianças. Verificou-se também que a maioria das publicações investem em uma forte articulação entre teoria, método e o exercício ético frente às crianças que participam de processos investigativos que utilizam a fotografia como recurso de coleta e produção de dados. Outro ponto relevante refere-se ao elevado número de estudos que utilizam a fotografia como uma estratégia metodológica que concebe a criança como protagonista e ator social nos processos investigativos, denotando um compromisso ético-político com a produção de conhecimento no campo da infância na contemporaneidade.Downloads
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Published 2017-04-19