A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23054Keywords:
Processos de leitura e escrita, Imagem técnica, Mídias contemporâneas, Tecnologias assistivas, Educação inclusivaAbstract
Situando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-12-21
How to Cite
REDIG, A. G.; DO COUTO JUNIOR, D. R. A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23054. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-09-14
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21