Aceitação de tecnologia e validação de aplicativo para disseminar vídeos sobre prevenção

Um estudo piloto

Authors

Abstract

Cancer has become the main chronic non-communicable disease in the world, with an estimated 625,000 cases by 2022, in Pernambuco, in men, prostate cancer will be the most incident(2,630) and in women, breast cancer(2,390). We validated educational videos on breast and prostate cancer prevention translated into LIBRAS in an application, through a pilot, quasi-experimental study where 11 nurses evaluated the videos and 19 deaf people evaluated the application and videos through the Technological Acceptance Model and questionnaire. Cronbach's Alpha indicated good acceptance of the application by the deaf. This study provides videos with evidence of acceptability for dissemination and teaching of the deaf via application, registered at the National Institute of Industrial Property, this will contribute as a didactic resource and can assist in the training of professionals and health promotion, and may also contribute to the dissemination of good practices in building other applications.

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Author Biographies

Venâncio de Sant'Ana Tavares, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1996). Licenciatura Em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1997) e Tem experiência na área hospitalar e Estratégia Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, saúde da criança, epidemiologia. Atualmente é professor assistente com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no módulo de Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher e Mestre em Saúde Materno Infantil pelo Mestrado Interinstitucional - MINTER (2012), realizado pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, juntamente com a Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Realizo capacitação para tutores e formadores utilizando a plataforma Moodle. Chefe da Unidade de Telessaúde do HU-UNIVASF. Membro do NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA - NESCO na linha de pesquisa Diversidade e acessibilidade. Editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF orcid.org/0000-0003-4971-6133

Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Doutor. Docente- Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF – PE.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (1992), com especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG (2001). Possui mestrado (2006) e doutorado (2016) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor Adjunto do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde já atuou como pró-reitor de ensino. É docente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) também na UNIVASF. Tem experiência nas áreas de (e-learning, Mineração de Dados Educacionais, produção de vídeos educacionais e TI aplicada à gestão pública. É pesquisador do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE (http://evante.com.br) e membro do comitê organizador do Workshop de Ciência de Dados Educacionais (WCDE/SBC).

Marisie de Jesus Santos Cruz, Discente. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF – PE

Acadêmica de Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus sede; Integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesco-Univasf), membro do Núcleo Permanente de Vigilância em Saúde (Npvisa-Univasf) - sub área em Vigilância Hospitalar e Assistência ao Paciente. Integrante da Liga de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (LEON-Univasf). Estudante no grupo de pesquisa Grupo de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros - GAS/HU-Univasf/EBSERH e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Oncologia (Geponco-Univasf).

Lucineide Santos Silva, Doutora. Docente-Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF – PE

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), especialista em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004), mestra em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutoranda do AC Camargo Câncer Center. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia, estando em lotação provisória na Universidade Federal do Vale do São Francisco desde 2012. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, gênero, saúde coletiva, sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis (IST)/ AIDS

Luciana Paula Fernandes Dutra, Doutora. Docente-Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF – PE

Possui graduação em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (1998) ; Especialização em Programa de Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (FACISA) (2006); especialização em Saúde da Família com Ênfase na Coordenação e Gerenciamento de Processos de Trabalho, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2009); especialização em Educação na saúde para Preceptores do SUS, pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e pesquisa (2014); mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (2012) (IMIP).; possui doutorado em Ciências, área de concentração: Oncologia, pela Fundação Antônio Prudente, Hospital AC Camargo Câncer Center, em Parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).(2021). Atualmente é professora adjunto II da UNIVASF, do colegiado de enfermagem, das disciplinas saúde da mulher e da criança; membro do Núcleo de Estudos em Saúde coletiva (NESCO), área de atuação em educação em saúde. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0093-4762.

Diana Lima Villela de Castro, PHD. -Docente Stricto-Sensu, AC Camargo Cancer Center -Docente, FECS-Hospital Alemão Oswaldo Cruz– SP.

Pós-doutora (2015), Doutora (2014) e Mestra (2007) em Ciências na Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da USP- SP. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Faculdade em Ciências da Saúde (Hospital Alemão Oswaldo Cruz), Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Fundação Antônio Prudente (AC Camargo Cancer Center). Atuou como MSL (Medical Science Liaison) da Oncologia da Bayer Pharmaceuticals (jan 2017 a dez 2020); Enfermeira Sênior da Educação Continuada do AC Camargo Cancer Center (2008 a 2016); Enfermeira de Centro Cirúrgico por 5 anos sendo no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas - IOT FMUSP (2003-2007), Hospital Bandeirantes (2006-2008) e AC Camargo Cancer Center (2007-2008). Concluiu a graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo (2002); é Especialista em Enfermagem Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas - FMUSP (2003-2004). Atua como especialista clínica na CMR Surgical - cirurgia robótica.

Published

2023-11-20

How to Cite

TAVARES, V. de S.; JORGE LUIS CAVALCANTI RAMOS; MARISIE DE JESUS SANTOS CRUZ; LUCINEIDE SANTOS SILVA; LUCIANA PAULA FERNANDES DUTRA; DIANA LIMA VILLELA DE CASTRO. Aceitação de tecnologia e validação de aplicativo para disseminar vídeos sobre prevenção: Um estudo piloto. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 13–20, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/124618. Acesso em: 24 jun. 2025.
Received 2022-05-18
Accepted 2023-07-25
Published 2023-11-20