Estilos de Aprendizagem: buscando a sinergia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.11598Keywords:
Estilos de aprendizagem. Algoritmos e programação. Estratégias PedagógicasAbstract
O estilo de aprendizagem indica as preferências do sujeito em relação às estratégias de apren- dizagem que podem ser empregadas pelo professor na construção do conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo investigar se o prévio conhecimento dos estilos de aprendizagem pelos alunos e pelo professor contribui para o alinhamento de esforços aplicados no processo de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, para a melhoria do resultado alcançado. No estudo de caso realizado em três turmas de algoritmos e programação, partiu-se do pressuposto de que as estratégias pedagógicas adotadas pelo professor levam à sinergia desde que os estilos de aprendizagem dos sujeitos sejam identificados; a metodologia de trabalho em- pregada, na consecução dos objetivos, considere os estilos de aprendizagem predominantes na turma; e, haja uma boa relação interpessoal entre o professor e os alunos. A partir da análise que se fez, verificou se a interdependência entre os estilos de aprendizagem predominantes e as es- tratégias pedagógicas adotadas pelos professores, assim como foram identificados indícios de ati- vidades de ensino e aprendizagem observáveis que denotam coerência com os estilos mapeados. Logo, os resultados inferidos, a partir do estudo de casos empregado neste trabalho, reafirmam a expectativa geral dos benefícios do conhecimento sobre estilos de aprendizagem para as práticas educacionais, principalmente no que tange à melhoria dos métodos de ensino e à qualificação das ações do professor.Downloads
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Published
2008-12-08
How to Cite
LINDEMANN, V. Estilos de Aprendizagem: buscando a sinergia. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11598. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11598. Acesso em: 25 jun. 2025.
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Received 2009-12-08
Accepted 2009-12-08
Published 2008-12-08
Accepted 2009-12-08
Published 2008-12-08