Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.111762

Keywords:

Webprática, Educação a distância, Educação on-line, Educação Profissional, Metodologias ativas

Abstract

Este relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada.

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Author Biographies

Crislaine Gruber, Instituto Federal de Santa Catarina.

Professora no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, do Instituto Federal de Santa Catarina.

Igor Thiago Marques Mendonça, Instituto Federal de Santa Catarina.

Professor no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, do Instituto Federal de Santa Catarina.

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Published

2021-12-31

How to Cite

GRUBER, C.; MENDONÇA, I. T. M. Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 24, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.111762. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762. Acesso em: 24 jun. 2025.
Received 2021-02-25
Accepted 2021-11-24
Published 2021-12-31