A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.10467Keywords:
fotografia, modos de subjetivação, pesquisa acadêmicaAbstract
Este estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-27
How to Cite
TITTONI, J.; GHISLENI DE OLIVEIRA, R.; MARQUES, P.; TANIKADO, G. A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.10467. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467. Acesso em: 25 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-10-01
Accepted 2009-11-26
Published 2011-06-27
Accepted 2009-11-26
Published 2011-06-27