AMANDA: ambiente de mediação e análise de discussões assíncronas a distância

Authors

  • Marco Antonio Eleutério Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Flávio Bortolozzi Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9628

Keywords:

Ensino a distancia, comunicação mediada pelo computador, comunicação assíncrona, argumentação, ambientes virtuais de aprendizagem.

Abstract

Este artigo descreve o sistema AMANDA, um ambiente inteligente para mediação de discussões assíncronas que visa a aumentar a interatividade e reduzir trabalho de tutoria necessário ao acompanhamento de grupos de discussão a distancia. O texto apresenta os princípios computacionais do sistema, incluindo as representações internas e os algorítmos utilizados. É apresentada também uma proposta para a avaliação computacional da participação dos alunos em discussões de grupos utilizando indicadores capazes de expressar o grau de assiduidade, de discordância e de aceitação das idéias dos alunos em relação ao grupo. São abordadods ainda os aspectos de implementação, incluindo a arquitetura do sistema e suas respectivas interfaces de usuário. Ao final, são reportados e discutidos os resultados obtidos com o uso do sistema AMANDA em situações reais de aprendizagem a distância.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2005-08-07

How to Cite

ELEUTÉRIO, M. A.; BORTOLOZZI, F. AMANDA: ambiente de mediação e análise de discussões assíncronas a distância. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9628. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2009-08-03
Accepted 2009-08-03
Published 2005-08-07