AMANDA: ambiente de mediação e análise de discussões assíncronas a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9628Keywords:
Ensino a distancia, comunicação mediada pelo computador, comunicação assíncrona, argumentação, ambientes virtuais de aprendizagem.Abstract
Este artigo descreve o sistema AMANDA, um ambiente inteligente para mediação de discussões assíncronas que visa a aumentar a interatividade e reduzir trabalho de tutoria necessário ao acompanhamento de grupos de discussão a distancia. O texto apresenta os princípios computacionais do sistema, incluindo as representações internas e os algorítmos utilizados. É apresentada também uma proposta para a avaliação computacional da participação dos alunos em discussões de grupos utilizando indicadores capazes de expressar o grau de assiduidade, de discordância e de aceitação das idéias dos alunos em relação ao grupo. São abordadods ainda os aspectos de implementação, incluindo a arquitetura do sistema e suas respectivas interfaces de usuário. Ao final, são reportados e discutidos os resultados obtidos com o uso do sistema AMANDA em situações reais de aprendizagem a distância.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2005-08-07
How to Cite
ELEUTÉRIO, M. A.; BORTOLOZZI, F. AMANDA: ambiente de mediação e análise de discussões assíncronas a distância. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9628. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-08-03
Accepted 2009-08-03
Published 2005-08-07
Accepted 2009-08-03
Published 2005-08-07