O ambiente virtual como lócus da formação em Justiça Restaurativa: relato de uma experiência inovadora
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.90061Palavras-chave:
Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Facilitador Judicial. Justiça Restaurativa. Círculos de Construção de Paz.Resumo
O artigo registra a implementação da educação a distância (EAD) como modalidade no ensino-aprendizagem de uma das etapas da formação de facilitadores em Justiça Restaurativa e em Círculos de Construção de Paz. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado, como lócus para essa formação de pessoas, foi a Plataforma NAVI/PJRS, da Escola Judicial do Tribunal de Justiça. A educação a distância, aplicada em ambiente virtual colaborativo e cooperativo Plataforma NAVI/PJRS, fundamentada na construção do conhecimento de forma dialógica e consensual; na responsabilidade por seu ser e fazer; na autonomia em ser sujeito de seu processo de aprendizagem, apresentou-se como um significativo instrumento de desenvolvimento de pessoas nessa área. Em que pese a formação completa ser mista (atividades presenciais e a distância), verificou-se resultados de alta qualidade e profundidade no ambiente virtual para a formação de facilitadores (93% dos cursistas foram certificados), comprovando ser modelo possível de implementação pelas escolas judiciais.Downloads
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Publicado 2019-12-31